Unoeste leva orientação ao AME de Prudente
Na proposta de unir tecnologia e saúde pública, o curso de Biomedicina da Unoeste realizou, na tarde desta segunda-feira (27), uma ação interativa para reforçar a importância e a técnica correta de higienização das mãos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente.
A ação foi coordenada pelo professor Michael Gabarron Costa, que utilizou um robô-tutor para guiar os participantes. O desenvolvimento do robô é de autoria do docente da universidade e envolveu colaboradores da unidade de saúde e pacientes que agradavam o atendimento.
Tecnologia e interatividade no passo a passo da OMS
A intervenção foi dividida em três momentos práticos e visuais:
- Simulação da Contaminação: os participantes (colaboradores e pacientes) iniciaram a atividade aplicando tinta guache nas palmas das mãos para simular a presença de contaminação.
- Robô-Tutor em Ação: equipado com sensores, entrou em cena para orientar de forma dinâmica e interativa o passo a passo da técnica de higienização das mãos recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
- A Prova Visual (Caixa da Verdade): após a lavagem, a eficácia do processo foi testada com o uso do “gel mágico” e da “caixa da verdade”, que emite luz ultravioleta (UV). As áreas que brilharam intensamente mostraram onde o gel mágico e, consequentemente, a higienização foi melhor distribuído. Já as áreas que não brilharam – dorso da mão, entre os dedos, unhas e polegares – indicaram as falhas e as partes que permaneceram "sujas".
Para o professor Michael, o uso da Inteligência Artificial (IA) torna o aprendizado envolvente e facilita a absorção das informações. “A iniciativa reforça, de forma criativa e educativa, que a higienização das mãos não é apenas uma recomendação, mas uma regra fundamental de higiene que previne infecções relacionadas à assistência à saúde”, pontua.
O docente ainda destaca que a data foi instituída pela OMS como uma forma de conscientizar sobre a importância dessa prática, que é considerada a medida mais eficaz para a prevenção e controle de infecções.