Unoeste marca presença no Zootec 2025
Entre os dias 7 e 10 de outubro, foi realizado na cidade de Salvador (Bahia) o Zootec 2025 – 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia, realizado no Centro de Convenções de Salvador. Promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), o evento teve como tema central “Soluções para um futuro sustentável” e reuniu profissionais, pesquisadores, estudantes e produtores rurais de todo o país, em um dos maiores encontros voltados à inovação e sustentabilidade na produção animal.
A Unoeste esteve representada pelas ex-alunas Ana Luiza Correa Nogueira de Almeida e Luciana Aparecida de Oliveira Santos, que apresentaram o trabalho desenvolvido durante a Iniciação Científica (modalidade PEIC) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação da professora doutora Patrícia Aparecida da Luz Zanetti.
Intitulado “Avaliação sensorial e microbiológica de queijos minas frescal enriquecidos com diferentes tipos de própolis”, o estudo avaliou a qualidade sensorial e microbiológica de queijos enriquecidos com extratos de própolis verde e marrom, analisando a aceitação dos consumidores e o potencial de aumento da vida útil do produto. O pôster atraiu a atenção de diversos pesquisadores e estudantes, promovendo trocas de conhecimento e discussões enriquecedoras sobre o tema.
O evento também contou com a participação da professora doutora Ana Ambiel Corral Camargo, coordenadora do curso de Zootecnia semipresencial da Unoeste, que foi convidada pela organização para ministrar uma palestra sobre Educação a Distância. A docente contribuiu com informações para o fortalecimento e reconhecimento da modalidade dentro da área de Zootecnia.
“A participação dos alunos da Unoeste no Zootec 2025 é de grande importância para o desenvolvimento profissional. Esse tipo de evento proporciona uma oportunidade única de ampliar o aprendizado, permitindo o contato direto com pesquisadores renomados, profissionais do setor e estudantes de outras instituições. Além disso, estimula o intercâmbio de ideias, a atualização sobre novas tecnologias e práticas sustentáveis, e fortalece a visão crítica e científica dos nossos estudantes”, destacou o coordenador do curso de Zootecnia presencial da Unoeste, professor Cláudio Donizete da Silva Júnior.