Projeto AquaHidro entrega Alface para SOS Criança
A colheita de alface após a implantação oficial do projeto AquaHidro rendeu 100 pés que foram entregues nesta quarta-feira (26) ao SOS Criança – Serviço de Obras Sociais de Presidente Prudente, que tem sede no jardim Estoril.
O projeto está inserido em pesquisa com experimentos instalados no campus 2 da Unoeste, junto ao Centro de Piscicultura, com cultivo de hortaliça em água, visando saber qual sistema é melhor: aquaponia ou hidroponia.
O objetivo é ver qual deles irá apresentar melhores resultados, tais como crescimento mais rápido e maior volume de folhas. Reponde pela pesquisa a professora doutora Camila Baptistão Zaniboni e são vários participantes envolvidos.
Quando da realização do experimento piloto, a produção também foi destinada ao SOS Criança. A entrega desta semana foi feita coordenadora do setor de Piscicultura, Rosimeire de Souza Santos.
Cursos de parceria
Esteve junto o aluno do curso de Agronomia EAD, Felipe Baltazar a Rocha. O nome completo do projeto é AquaHidro Mergulhando nos ODS´s, sigla de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A realização envolve a Faculdade de Ciências Agrárias com os cursos de Agronomia e Zootecnica, presenciais e semipresenciais EAD; Núcleo de Pesquisa em Alimentos (Nupai) e Centro de Olericultura e Fruticultura do Oeste Paulista (Ceofop).
Também tem Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação (ProextPG). Todos com vínculo com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).
Tem ainda a participação externa da unidade regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.