Hackathon incentiva inovação e saúde mental
Entre os dias 22 e 25 de abril, a Unoeste promoveu o 2º Hackathon na Psicologia com foco em Saúde Mental Universitária, proporcionando uma experiência imersiva e prática de aprendizagem para os alunos. A atividade teve como objetivo desenvolver soluções inovadoras para desafios reais enfrentados no contexto acadêmico, especialmente voltados à promoção da saúde mental.
O evento reuniu 10 estudantes, que se dividiram em três equipes para trabalhar no desafio: “Como a comunidade universitária pode desenvolver estratégias de enfrentamento, resiliência e autocuidado para promover a saúde mental e o bem-estar acadêmico de forma inovadora e acessível dentro do curso de Psicologia?”.
As equipes participantes foram:
• Mindbank
• Psicopass
• SUEP (Suporte Universitário de Escuta Psíquica)
Após quatro dias de atividades, a equipe Psicopass foi a campeã com o projeto que propôs a criação de uma plataforma integrada à Área do Aluno no site da universidade, conectando estudantes de Psicologia a estabelecimentos parceiros do entorno do campus 2 e, também, a alunos empreendedores da universidade.
A plataforma visa oferecer descontos em serviços de alimentação, lazer e autocuidado, fortalecendo a rede acadêmica e incentivando o bem-estar estudantil. Como prêmio, a equipe recebeu mil reais em dinheiro, além de vouchers do restaurante Fulô de Mandacaru, também distribuídos às demais participantes.
A banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Camélia Murgo, Sandro Gontijo e Regina Gioconda, coordenadora do curso de Psicologia.
Responsável pelo evento, a professora Fernanda de Lima Bagli conta que o Hackathon é parte de um movimento maior de transformação acadêmica dentro da Unoeste. “Temos investido continuamente em atividades práticas, como disciplinas voltadas a empreendedorismo e inovação e a realização de hackathons, para estimular a capacidade de ideação, validação de inovações e o protagonismo estudantil”.
Ela também destacou a evolução das participantes durante o processo. “Ver a dedicação, a troca de ideias e o crescimento das alunas durante o Hackathon reforça a importância de iniciativas como essa. Nosso objetivo é criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e conectados com os desafios do mundo real, incentivando o protagonismo e a inovação desde a formação acadêmica”.
Além da criação de projetos, o evento foi uma oportunidade para o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho e para a atuação em Psicologia, como colaboração, comunicação, resolução de problemas e liderança.
Amanda Cabral, aluna do 2º termo do curso e integrante da equipe Psicopass, comemorou a experiência e a vitória no evento.
“Foi um verdadeiro misto de emoções! Vivenciar o Hackathon é perceber, na prática, que duas cabeças pensam melhor do que uma e que, com um propósito bem definido, somos capazes de torná-lo realidade. Durante esses poucos dias, aprendi que apoiar, ceder e ser flexível são habilidades essenciais para construir algo maior em conjunto. Gostei muito de ter participado. Foi uma experiência extremamente válida e enriquecedora!”.