Unoeste é representada no Fórum Brasil das Águas
Por meio do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMadre), a Unoeste está sendo representada no 2º Fórum Brasil das Águas, realizado em João Pessoa, a capital da Paraíba.
A coordenadora do programa Dra. Alba Regina Azevedo Arana afirma que a participação da Unoeste representa o compromisso da universidade com a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e resiliente.
“Estar presente neste evento de projeção nacional – de diálogo entre ciência, políticas públicas, educação ambiental e sociedade civil – reafirma o papel da academia como agente ativo para soluções aos desafios contemporâneos da gestão hídrica”, diz.
Região do Pontal
O PPGMadre atua com abordagem interdisciplinar e foco na sustentabilidade dos territórios, contribuindo de forma significativa para o debate e reflexões baseadas em pesquisas aplicadas, ações de extensão e vivências junto a comunidades locais.
O que ocorre no entorno da universidade sediada em Presidente Prudente, onde está instalado o programa e que tem como região do interior paulista mais próxima do seu raio de ação o Pontal do Paranapanema.
“O engajamento da Unoeste no Fórum fortalece o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão; e reforça a importância de integrar as questões de gênero, da infância e juventude nos processos educativos e nas políticas públicas para a água”, pontua.
Objetivos do Milênio
São princípios que estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a presença da Unoeste no Fórum é um reconhecimento ao trabalho já realizado na área do meio ambiente.
Conforme Alba, é também uma oportunidade de ampliar parcerias e impactos positivos em nível regional e nacional no Fórum realizado pela Rede Brasil de Bacias Hidrográficas (Rebob) e governo da Paraíba.
Realização que tem entre os colaboradores o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, através da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); e o governo de São Paulo, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).