CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

“Avaliação de risco no pré-natal” é abordada na Enfermagem

Semana Acadêmica aborda “Atenção Integral à Saúde Materna” com especialistas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares “Avaliação de risco no pré-natal” é abordada na Enfermagem
Nathalie Leister afirma que a avaliação de risco no pré-natal é essencial para uma gestação segura
Foto: Mariana Tavares “Avaliação de risco no pré-natal” é abordada na Enfermagem
Semana de Enfermagem envolve profissionais da saúde, egressos e estudantes
Foto: Mariana Tavares “Avaliação de risco no pré-natal” é abordada na Enfermagem
Encontro de Enfermeiros na Atenção à Saúde Materna reúne profissionais de Prudente e região


Proporcionar o contato entre profissionais da saúde e estudantes, bem como estimular e conservar o amor pela profissão são alguns dos objetivos da Semana de Enfermagem da Unoeste, que neste ano alcança a sua 31ª edição. O evento, que traz como tema “Atenção Integral à Saúde Materna: autonomia e perspectiva para o enfermeiro”, ocorre de 7 a 11 de maio. A abertura oficial da semana ocorreu na noite desta quarta-feira (9), no Teatro César Cava, com a palestra “Avaliação de risco no pré-natal: responsabilidade do enfermeiro”, ministrada pela obstetriz Nathalie Leister, da Universidade de São Paulo (USP).

A cerimônia contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, doutora Zizi Trevizan; da coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Nilda Camargo de Barros Barreto; e de Juliana Vieira de Carlos Gouveia, representante do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo). Na ocasião, a pró-reitora parabenizou os organizadores e ressaltou a relevância de ações como esta. “É da convivência em eventos científicos que nasce o interesse dos estudantes pela pesquisa e extensão”.

A coordenadora da graduação destacou que há 31 anos um grupo de professores se empenha para a realização da Semana de Enfermagem, com o intuito de envolver os estudantes na profissão e também comemorar o Dia Nacional do Enfermeiro, lembrado no dia 12 de maio. Os participantes foram recebidos por uma banda formada por alunos do curso.

Palestra – Formada em Obstetrícia e doutoranda da Escola de Enfermagem da USP, Nathalie contou que uma das diferenças do enfermeiro da capital e do interior é a autonomia. Lá, segundo ela, a atuação do enfermeiro é mais efetiva, principalmente em relação à saúde materna, já que a consulta pela rede pública é intercalada com o médico e o enfermeiro.

Poucas pessoas conhecem a importância deste profissional na área. A avaliação de risco no pré-natal é essencial para uma gestação segura. A obstetriz explica que nesta etapa o profissional avalia todos os fatores de risco da gestante. “O objetivo é que estes fatores não se tornem riscos, efetivamente. A avaliação é feita para que a mãe tenha uma gestação tranquila”. No processo, é avaliado todo o histórico de saúde da mulher, sendo que os fatores que merecem cuidados especiais são sempre reavaliados a cada consulta.

Conforme a palestrante seria interessante que todos os municípios adotassem este protocolo, pois, além de ser benéfico para a gestante, é também uma forma de valorizar a profissão e estabelecer autonomia ao enfermeiro. “Os resultados são excelentes, já que o número de gestações de risco é reduzido”, aponta.

Além de alunos de Enfermagem, o evento ainda recebeu egressas da graduação. Tatiana Santana de Oliveira, 22, e Mayara Mesquita Caravina, 22, souberam da palestra e decidiram participar. “É um assunto que me interessa, além disso, nossa profissão exige atualização constante”, destaca Tatiana. Mayara conta que optou pela obstetrícia, e está fazendo especialização em Enfermagem Obstétrica na Unoeste. “Cursos na área da saúde devem ser continuado. Fico feliz pela Semana de Enfermagem ser aberta também aos profissionais”, finaliza.

Encontro – Na tarde desta quinta-feira (10), o quarto dia da semana foi marcado com o Encontro de Enfermeiros na Atenção à Saúde Materna. Profissionais de Prudente e região, além de estudantes, se reuniram para discutir os programas de governo de atenção à saúde materna. O encontro teve início com apresentação da interlocutora da Saúde Materna da Divisão Regional de Saúde de Presidente Prudente (DRS – 11), Rosângela Alvarez Gonçalves. Entre outros assuntos, ela abordou a linha de cuidado para as gestantes e as puérperas, lançado pelo governo do Estado em 2010, e a Rede Cegonha, lançado em junho passado. “São pactos firmados entre gestores e o Ministério da Saúde para atingir metas de qualidade na atenção básica”, relata.

Segundo a interlocutora, discutir o tema com profissionais da região, e com a presença de estudantes, é um ganho na saúde pública. “A grande maioria desses alunos passará pela rede pública de saúde, e tendo essas noções desde a graduação, com certeza, será mais fácil”. Quanto ao papel do enfermeiro, ela salienta que este profissional é essencial na rede. “Ele é o âncora nas Unidades Básicas de Saúde [UBSs], e nas demais unidades. O enfermeiro tem o olhar mais humanitário e integral do paciente. No período da gestação, em especial, o profissional deve ter um carinho ainda maior”, acrescenta.

Representantes das secretarias municipais de saúde de Prudente e região também participaram. A Semana de Enfermagem é uma realização do curso de Enfermagem da Unoeste, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), por meio da Assessoria de Eventos Acadêmicos Científicos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem