4º Comej explora como metabolismo influencia na longevidade
Conheça as últimas tendências da medicina focadas em qualidade de vida e envelhecimento saudável

Nesta semana será realizada a 4ª edição do Congresso Médico Estudantil de Jaú (Comej), evento importante para o aprendizado, discussões e troca de experiências entre a comunidade acadêmica e profissional da saúde. Neste ano, o congresso traz como tema central: “Metabolismo, saúde e performance: A medicina na era do bem-estar e da longevidade”.
A escolha deste tema é o reflexo da crescente busca pela compreensão da ligação entre o metabolismo e a saúde em todas as fases da vida. Em um cenário médico cada vez mais focado na prevenção, na qualidade de vida e no alcance de uma longevidade saudável, entender os mecanismos metabólicos e sua influência no organismo se torna fundamental.
Para o Dr. José de Oliveira Costa Filho, coordenador do curso de Medicina, a preferência pelo tema é de extrema importância para a formação dos futuros médicos e o desenvolvimento da saúde. “Com o envelhecimento da população, cada vez mais a preocupação com a longevidade ganha importância nas discussões da ciência e na vida das pessoas, atraindo estudos e publicações”, afirma.
A programação conta com palestrantes renomados que vão compartilhar experiências em suas áreas de atuação sobre diferentes temas, como, por exemplo, medicina preventiva, cannabis e sistema endocanabinóide, clínica médica e nutrologia. “O congresso contará com inúmeros momentos de relevância, entre os quais destaco a abertura, que contará com a presença do Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Durval Ribas”, comenta Dr. José.
Para os estudantes, o Comej é o ambiente ideal para complementar a formação acadêmica com o contato direto com especialistas e as últimas pesquisas na área, proporcionando um networking valioso com os profissionais atuantes, o que inspira novas perspectivas dentro da medicina.
Já para os profissionais da saúde, o congresso oferece uma oportunidade de atualização profissional e troca de experiências entre colegas da região, permitindo a reciclagem de conhecimentos sobre as tendências da área e o fortalecimento da rede de contatos. “O congresso representa uma oportunidade importante para os estudantes e profissionais da região discutirem sobre temas atuais da comunidade científica”, comenta o coordenador do curso de Medicina.
As inscrições para a 4ª edição do Congresso Médico Estudantil de Jaú (Comej) estão abertas até o dia 12 de maio no site da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste