CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos geram inovação com criação do sistema ‘amengodão’

Pacote tecnológico do conhecimento proporciona que o produtor cultive na mesma área o amendoim e depois o algodão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudos geram inovação com criação do sistema ‘amengodão’
Apresentação de estudo sobre manejo de amendoim no sistema amengodão

Em Dia de Campo são apresentados resultados de pesquisas sobre a inovação geradora do sistema “amengodão”; mediante o desenvolvimento de tecnologias de manejo para cultivo, em uma mesma área, de amendoim e depois de algodão. 

Evento organizado pelo professor pesquisador Dr. Fábio Rafael Echer, realizado durante a manhã de sábado (24) na Fazenda Experimental da Unoeste, localizada no município de Presidente Bernardes.

Realização que envolveu alunos do curso de graduação em Agronomia, da disciplina sobre a cultura do algodão, e do Programa de Pós-graduação na mesma área, que oferta mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Os alunos fizeram as apresentações em tendas instaladas em meio aos experimentos com o cultivo de algodão, com estudos voltados ao conhecimento de práticas adotadas para o manejo das duas culturas: amendoim e algodão.

Potencial produtivo e custos

Conforme o Dr. Fábio, os alunos puderam compartilhar resultados de práticas alternativas de manejo em regiões como a do oeste paulista que é considerada de altíssimo potencial produtivo, mas com enorme desafio climático.

Então, dentre as alternativas estão os manejos da irrigação, solo, reguladores de crescimento, combate às pragas e doenças, uso de desfolhantes e maturadores para poder fazer a colheita mecânica limpa, preservando a qualidade do algodão.

São estudos teóricos e práticos voltados à formação profissionais que irão ajudar produtores locais, regionais e nacionais no ajuste de práticas adequadas de manejo para extrair o máximo potencial produtivo das lavoras, com redução de custos da produção. 

O Dr. Fábio é referência em pesquisas do algodão, com participações em importantes eventos no Brasil e no exterior. Na Unoeste mantém o Grupo de Estudos do Algodão (GEA), apoiado pela Associação Paulista de Produtores de Algodão (Appa).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem