CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Turismo


[Voltar para Áreas]



Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

[ Acessar Conteúdo x]

Aprendiz de lazer e turismo

Aprendiz de lazer e turismo

O Ministério do Turismo está lançando a coleção de livros de educação para o turismo, um produto do projeto Caminhos do Futuro. Trata-se de mais uma iniciativa para envolver toda a sociedade no esforço de dar qualidade e aumentar a competitividade do turismo brasileiro, com vistas no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Neste caso, com os olhares voltados para professores e alunos do ensino fundamental e médio da rede pública.

[ Acessar Conteúdo x]

Marketing de Destinos Turísticos

Marketing de Destinos Turísticos

Este material foi elaborado com o objetivo de dar apoio ao "Workshop Marketing de Destinos", idealizado pelo Ministério de Turismo por meio da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Departamento de Qualificação e Certificação de Produção Associada ao Turismo, em parceira com a Secretaria de Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Promoção de Marketing Nacional. O objetivo do workshop é orientar gestores públicos e privados, parceiros e comunidades a compreender formas inovadoras de atuação na comunicação e promoção turística de maneira coordenada e integrada para a racionalidade de ações e de recursos no contexto da inserção mercadológica.

[ Acessar Conteúdo x]

Marketing Turístico: Ideias e soluções

Marketing Turístico: Ideias e soluções

Neste livro, falaremos um pouco do cuidado que é preciso ter na composição das imagens utilizadas na publicidade turística. Essas imagens utilizadas na comunicação para o turismo têm por finalidade criar uma visão positiva do destino, variando-se de acordo com o público que se deseja atingir, gerando conceitos, atributos, valores, impressões, cheiros e visões que configuram a imagem de um espaço. A leitura deste livro é direcionada para gestores públicos, diretores de agências de viagens e profissionais de turismo em geral.

[ Acessar Conteúdo x]

Passaporte para o Mundo

Passaporte para o Mundo

O Turismo é o setor que cresce mais rapidamente no mundo e oferece inúmeras oportunidades de carreira aos jovens. Além disso, pode ser a engrenagem do crescimento econômico local ou nacional. Em muitos países, o aprendizado sobre viagens e turismo tanto pode fazer parte do currículo acadêmico, quanto ser um curso complementar. Este livro foi desenvolvido pelo Programa GTTP para apresentar essa realidade a estudantes e professores, assim como propiciar a compreensão desse setor globalizado.

[ Acessar Conteúdo x]

Regulamentação, Normalização e Certificação em Turismo de Aventura

Regulamentação, Normalização e Certificação em Turismo de Aventura

O diagnóstico sobre a normalização, certificação e regulamentação em turismo de aventura sistematiza os resultados dos estudos sobre os aspectos críticos da operação responsável e segura neste segmento no Brasil e nos países relevantes na captação e emissão. Esta publicação tem como objetivo oferecer aos interessados o importante conhecimento construído para subsidiar o Ministério do Turismo na formulação de uma política de fomento para o turismo de aventura. Neste trabalho identifica-se a certificação como requisito essencial para o crescimento deste segmento.

[ Acessar Conteúdo x]

Segmentação do Turismo e Mercado

Segmentação do Turismo e Mercado

A busca de novos produtos turísticos pelos consumidores tem levado a mudanças nas estratégias de planejamento, gestão e promoção do turismo. Este novo comportamento tem exigido cada vez mais a criação e oferta de produtos direcionados para demandas específicas, visando oferecer diferentes experiências para os visitantes. Diante disso, a segmentação da oferta turística passa a ser importante critério no processo de elaboração de uma estratégia para desenvolver o turismo em uma localidade. Este caderno aborda conceitos de mercado, demanda, oferta e outros fatores que servem para compor os produtos turísticos. O objetivo é promover o entendimento e o alinhamento sobre esses conceitos, trazendo aspectos essenciais para a discussão sobre segmentação.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo Cinematográfico Brasileiro

Turismo Cinematográfico Brasileiro

Muitos clássicos do cinema mundial consagraram eternamente as locações onde foram filmados. Afinal, o desejo do espectador de viver as emoções e de se transportar para os cenários retratados na tela grande é tanto que já existe até um segmento de turistas que viajam para as paisagens que servem de pano de fundo de filmes. O Brasil, país de dimensão continental com algumas das mais esplêndidas e diversificadas belezas naturais do planta, vem sendo considerado por especialistas em todo o mundo como um dos mais promissores destinos de produções audiovisuais da atualidade. Essa cartilha visa a sensibilizar o setor turístico nacional sobre o quanto o turismo pode se beneficiar ao disseminar seus destinos no mundo do entretenimento.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo Cultural: Orientações básicas

Turismo Cultural: Orientações básicas

A cultura engloba todas as formas de expressão do homem: o sentir, o agir, o pensar, o fazer, bem como as relações entre os seres humanos e destes com o meio ambiente. Esses aspectos, da pluralidade e da diversidade cultural, representam para o turismo a oportunidade de estruturação de novos produtos turísticos, com o consequente aumento do fluxo de turistas; e converte o turismo em uma atividade capaz de promover e preservar a cultura brasileira. Este caderno inova ao trazer uma caracterização mais ampla do Turismo Cultural, incorporando conceitos dos tipos de turismo que vêm ganhando destaque no processo de segmentação do turismo no País, como, por exemplo, o Turismo Cinematográfico, Ferroviário, Arqueológico e Gastronômico.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Aventura: Busca e salvamento

Turismo de Aventura: Busca e salvamento

O Turismo de Aventura é um dos segmentos que mais têm se desenvolvido no Brasil nos últimos anos. Inicialmente tratado como uma vertente do turismo de natureza, as atividades de turismo de aventura se disseminam por todo o país, desenvolvendo características próprias. Este fato resultou no surgimento de empresas e profissionais especializados oferecendo atividades diversificadas em um número de destinos cada vez maior, especialmente em locais onde os atributos naturais da região permitem e incentivam as práticas. Este manual tem o objetivo de se constituir num documento de orientação básica para os grupos voluntários e o poder público organizarem e operarem equipes de busca e salvamento para atividades de turismo de aventura no país.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Aventura: Orientações básicas

Turismo de Aventura: Orientações básicas

A permanente busca de novos produtos turísticos tem levado a mudanças nas estratégias de planejamento, gestão e promoção do turismo, privilegiando a diversificação da oferta, o surgimento de novos destinos e o reposicionamento de destinos consolidados. Hoje, os turistas buscam novas experiências aliadas ao contato com a natureza. Com essa busca, houve um crescimento da oferta de novos produtos de turismo. Diante disso, este Caderno expõe, inicialmente, os marcos conceituais e legais para a compreensão do que constitui o segmento. Contempla também as bases para o desenvolvimento do Turismo de Aventura, que subsidiam a identificação e análise dos recursos existentes, além de fatores para agregação de atratividade ao segmento.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Estudos e Intercâmbio: Manual técnico de operações - São João del-Rei

Turismo de Estudos e Intercâmbio: Manual técnico de operações - São João del-Rei

Este manual técnico apresenta as etapas básicas de estruturação de um destino para a acolhida de estudantes estrangeiros e é voltado para os atores e empreendedores de São João del-Rei e região envolvidos no Projeto "Destinos Referência". O projeto prevê a preparação de destinos turísticos brasileiros, a partir dos segmentos prioritários para a promoção nacional e internacional, trabalhados pelo Ministério de Turismo, e dos princípios e estratégias do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Este manual foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as vocações e os atrativos oferecidos pela região contemplada, as atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino, os equipamentos já instalados e os empreendimentos existentes para prestação de serviços.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Estudos e Intercâmbio: Orientações Básicas

Turismo de Estudos e Intercâmbio: Orientações Básicas

Recentemente a mobilidade estudantil se tornou um assunto de alto interesse para diversas nações, principalmente no que se refere à educação. Atrair um alto número de estudantes para um destino e uma instituição de ensino requer organização, políticas claras e planejamento estratégico. O Brasil se destaca como um destino promissor para o segmento de Estudos e Intercâmbio, pelo fato de oferecer uma educação de qualidade em diversas áreas do conhecimento. Neste livro são apresentadas as principais informações relacionadas ao segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio, os aspectos da mobilidade estudantil no mundo e no Brasil e as tendências de internacionalização da Educação.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Negócios e Eventos: Orientações Básicas

Turismo de Negócios e Eventos: Orientações Básicas

O comportamento do consumidor de turismo vem mudando e, com isso, surgem novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas. O Ministério do Turismo reconhece essas tendências de consumo como oportunidades de valorizar a diversidade e as particularidades do Brasil. Por isso, propõe a segmentação como uma estratégia para estruturação e comercialização de destinos e roteiros turísticos brasileiros. O objetivo desta obra é difundir informações atualizadas para influir na percepção daqueles que atuam no processo de promoção, desenvolvimento e comercialização dos destinos e roteiros turísticos do Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Pesca: Orientações básicas

Turismo de Pesca: Orientações básicas

Tradicionalmente, por definição, a pesca é o ato de extração de organismos aquáticos, tanto em águas continentais, quanto em águas marinhas. O desenvolvimento da atividade pesqueira, com o passar do tempo, permitiu sua classificação em categorias segundo suas características. O Brasil dispõe de recursos com potencial para atrair pescadores do mundo todo, recursos estes representados pela diversidade da ictiofauna em diferentes biomas, pelas vastas bacias hidrográficas, com lagos, lagoas, manguezais, reservatórios de hidrelétrica, proporcionando diversas opções para a prática da pesca.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Saúde: Orientações básicas

Turismo de Saúde: Orientações básicas

O comportamento do consumidor de turismo vem mudando e, com isso, surgem novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas. Em um mundo globalizado, onde se diferenciar adquire importância a cada dia, os turistas exigem, cada vez mais, roteiros turísticos que se adaptem às suas necessidades, sua situação pessoal, seus desejos e preferências. A aprendizagem é contínua e coletiva. Diante disso, o Ministério do Turismo divulga mais um fruto do esforço conjunto entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada: as versões revisadas e atualizadas de nove Cadernos de Orientações Básicas de Segmentos Turísticos. O objetivo é difundir informações atualizadas para influir na percepção daqueles que atuam no processo de promoção, desenvolvimento e comercialização dos destinos e roteiros turísticos do Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo de Sol e Praia: Orientações básicas

Turismo de Sol e Praia: Orientações básicas

O Brasil possui cerca de 8.500 km de linha de costa e uma rica diversidade cultural e socioambiental, com uma grande rede hidrográfica com 35.000 km de vias navegáveis e cerca de 9.260 km de margens de reservatórios de água doce. Essa combinação de atrativos turísticos caracteriza uma expressiva oferta de recursos e paisagens que complementam um quadro de grande potencialidade para a estruturação de produtos turísticos sustentáveis e de qualidade, propiciando o desenvolvimento do País. Este caderno apresenta estudos e pesquisas recentes que apontam o potencial do segmento em âmbito nacional e internacional e aborda a importância do estabelecimento de parcerias, da formação de redes e da participação da comunidade no desenvolvimento de destinos turísticos.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo Náutico: Orientações básicas

Turismo Náutico: Orientações básicas

A atividade náutica, quando atrelada ao turismo, possui características que a diferenciam do simples ato de navegação. O Turismo Náutico, portanto, não se configura pela utilização da embarcação como simples meio de transporte, mas como principal motivador da prática turística. Para o objetivo específico deste Caderno de Orientações Básicas, é importante compreender a náutica como indutora da demanda turística, agregando-se à esta, o patrimônio cultural e natural como fonte para a formatação de produtos turísticos singulares. Agora, ao lançar esta terceira edição do Caderno, o Ministério do Turismo complementa e atualiza as principais informações relacionadas ao segmento publicadas anteriormente, com vistas a adequar tais informações às novas tendências observadas no mercado turístico.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo Rural: Orientações básicas

Turismo Rural: Orientações básicas

Neste documento, estão agregadas algumas orientações básicas que poderão auxiliar neste sentido. Ele foi estruturado em dois capítulos principais: Entendendo o Segmento; e Bases para o Desenvolvimento do Turismo Rural. Este documento, além de ter passado por uma atualização, no que se refere à legislação e ao perfil do turista, por exemplo, procurou corrigir falhas apontadas por colaboradores de várias partes do Brasil e agregar informações importantes em relação a um segmento apaixonante e com grande potencial. Para que se compreendam as características e a dinâmica do Turismo Rural, é preciso partir de uma contextualização de seu surgimento e desenvolvimento no mundo e conhecer o histórico e as peculiaridades que lhe são conferidas no Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo Social: Diálogo do Turismo: Uma viagem de inclusão

Turismo Social: Diálogo do Turismo: Uma viagem de inclusão

Um dos maiores e mais notáveis desafios da sociedade brasileira contemporânea tem sido o enfrentamento das questões da desigualdade e da exclusão social em um cenário democrático, que pressupõe a ampla participação do conjunto de atores sociais. Com esta publicação, o Ministério do Turismo partilha sua convicção de que turismo e desenvolvimento social são intrínsecos e conclama para o amadurecimento dessa relação - a construção do almejado turismo sustentável.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo Sustentável e Alívio da Pobreza no Brasil

Turismo Sustentável e Alívio da Pobreza no Brasil

Em fins de 2003, o Ministério do Turismo identificou a necessidade de formular alternativas inovadoras para a gestão do turismo no país, motivado pelos resultados observados do impacto da atividade turística na qualidade de vida da população residente nas regiões beneficiadas pelos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRDT). O projeto pretende oferecer aos atores envolvidos no setor uma nova visão de desenvolvimento sustentável do turismo, valorizando a população proprietária dos ativos turísticos e considerando a grande dependência do planejamento do turismo do capital natural e cultural, bem como da manutenção da paisagem e da atratividade característica, que é mantida e conservada por essas populações.

[ Acessar Conteúdo x]

Turismo, Cultura e Desenvolvimento

Turismo, Cultura e Desenvolvimento

As discussões sobre turismo e cultura têm suscitado crescente interesse pelas dinâmicas dos processos que afetam ao desenvolvimento de regiões e lugares. O desafio posto pelos autores do livro é contribuir no debate teórico/conceitual para explicação do turismo e da cultura enquanto fenômeno e realidade empírica de forma a promover o desenvolvimento voltado ao ser humano e o aprofundamento das pesquisas nos diversos estados do Brasil.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 34 itens.
Alguma mensagem