CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

21º Enepe envolve cientistas do Brasil, Portugal e Itália

Com o tema Educação e Responsabilidade Socioambiental, no evento será lançado o Programa Unoeste Sustentável


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação 21º Enepe envolve cientistas do Brasil, Portugal e Itália
Universidade terá divulgado seu Plano de Logística Ambiental Sustentável

Membros das comunidades científicas brasileira, portuguesa e italiana estão entre os conferencistas e palestrantes do 21º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) que a Unoeste promove na próxima semana. No cadastro on-line existem 5,3 mil pessoas interessadas, das quais 4,3 mil confirmaram participação. As inscrições podem ser feitas ainda, até segunda-feira (17), quando ocorrerá a conferência de abertura com Cláudio de Moura Castro, presidente do conselho consultivo da Faculdade Pitágoras e colunista da Revista Veja. Será às 19h no Espaço Solarium, no campus II, com abordagem sobre o tema do evento: educação e responsabilidade socioambiental; ao qual se associa ao lançamento da campanha do programa institucional Unoeste Sustentável.

O Enepe 2016 irá até quinta-feira (20), com intensa programação nos três dias subsequentes à abertura, quando acontecerão os respectivos encontros de ensino, pesquisa e extensão. As atividades ocorrerão em três períodos: manhã, tarde e noite. Serão conferências, palestras, simpósios, fóruns, seminários, mesas-redondas, minicursos, exposição de painéis, lançamento e exposição de livros, oficinas e comunicações orais. Na terça-feira (18), o 13º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), com a conferência de abertura, às 8h, no auditório Azaleia, campus II. O cientista Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, discorrerá sobre sustentabilidade, ética e ensino.

[imagem_esquerda]Às 19h, no mesmo local, será realizada a palestra “Aprendizagens empreendedoras, stakeholders acadêmicos e responsabilidade socioambiental”, com a pesquisadora Ana Paula Pereira Marques, da Universidade do Minho, de Portugal. Na quarta-feira (19), a palestra de abertura do 21º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica será com o cientista Fábio Vianello, da Università di Padova, da Itália, que falará sobre a internacionalização da pesquisa e responsabilidade ambiental. Também ocorrerá no Azaleia. Na quinta-feira (20), no mesmo auditório, o 14º Encontro Anual de Extensão (Enaext) será aberto com o lançamento do Programa Unoeste Sustentável, no qual está inserido o Plano de Logística Ambiental Sustentável da universidade.

A conferência de abertura do Enaext abordará “Aspectos Ético-Normativos da responsabilidade pós-convencional”, por Clodomiro José Bannwart Júnior, pesquisador vinculado à Universidade de Londrina (UEL). O Enepe 2016, junto às discussões de problemáticas pertinentes ao ensino, pesquisa e extensão, pretende fomentar e disseminar na sociedade práticas para o desenvolvimento social e de sustentabilidade ambiental, através de formas inovadoras para minimizar impactos no meio ambiente e uso racional dos recursos naturais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem