Alunos em iniciação científica concorrem ao 2º Prêmio SIC
Participam projetos contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O 5º Simpósio de Iniciação Científica (SIC), realizado durante o 21º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) na tarde desta quarta-feira (19) no auditório Ipê, envolve 11 dos 12 projetos contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. O aluno da Engenharia Civil João Carlos dos Santos Canhada não teve como apresentar seu trabalho, devido a intercâmbio internacional pelo Programa Fórmula Santander, em Portugal. Os demais concorrem ao 2º Prêmio SIC, cujo resultado será conhecido na cerimônia de encerramento do 21º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), no qual o Enapi está inserido, amanhã às 19h no auditório Azaleia, no campus II da Unoeste.
São quatro trabalhos de pesquisa na área de biologia/saúde: “Avaliação do possível efeito da bidens pilosa sobre a icterícia”, por Leonardo Alves Garcia (Medicina); “Análise filogenética de espécies animais com base em sequências nucleotídicas de genes conservativos e não conservativos”, por Ana Carolina Preto Malaman (Ciências Biológicas); “Efeitos a curto prazo de um programa de treinamento resistido utilizando tubos elásticos em cardiopatas”, por João Pedro Lucas Neves Silva (Fisioterapia); e “Identificação molecular e caracterização de sorotipos de isolados ambientais de Cryptococcus Spp”, por Daniela Adélia Fernandes; respectivamente orientados pelos professores pesquisadores Gisele Alborguetti Nai, Antonio Fluminhan Júnior, Francis Lopes Pacagnelli e Daniela Vanessa Moris, juntamente com Marcus Vinícius Pimenta.
Na área de exatas/engenharias são dois: “Caracterização física do concreto com resíduo industrial de couro”, no qual Canhada recebeu as contribuições de Rafael Benvenuto Guimarães, Daniele Araújo Altran e Adauto Bibiano da Silva Júnior, orientados por Renivaldo José dos Santos e Rebeca Delatore Simões; e “Caracterização física e morfológica de compósitos de concreto com resíduos de borracha vulcanizada”, por Rafael Benvenuto Guimarães (Engenharia Civil), com colaborações de Canhada, Cássio Fabian Sarquis de Campos e Felipe Bittencourt Figueiredo, e orientações de Renivaldo José dos Santos e Hamilton Mitsugu Ishiki. Na área de humanas/sociais aplicadas o trabalho “Ser professor no século XXI: as representações sociais de alunos ingressantes e concluintes de um curso de psicologia” é da aluna Mayara Aparecida Pereira Menezes (Pedagogia), orientada por Raimunda Abou Gebran e Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis.
São três na área de agrárias: “Estudo das enzimas envolvidas no Sistema Fotossintético C4 em plantas de cana-de-açúcar submetidas a níveis de estresse hídrico”, por Daniel Moreira Neris (Agronomia) com a contribuição de Rafael Rebes Zilliani e Viviane Cacefo, orientados por Luiz Gonçalves Esteves Vieira “Santista” e Adriana Lima Moro; e “Avaliação de efeitos mitigadores da aplicação de Gaba e Ach na germinação de sementes de soja sobre estresse osmótico”, por Maria Dolores Pissolato (Ciências Biológicas) e com a colaboração de Inae Braga, orientadas por Santista e Adriana Lima Moro; “Padronização de técnica para concentração de ovos de Toxocara Spp em amostras de solo”, por Priscila Carolina Gonçalves (Medicina Veterinária) com a contribuição de Aline da Silveira Batista, Tiago Tellis Parra e orientação de Vamilton Alvares Santarém.
Na área interdisciplinar também são duas: “Análise morfológica dos processos patológicos gerais em ratos obesos e sua relação com o exercício físico”, por Lucas Freitas Bergamaschi Pereira da Silva (Medicina) e com a colaboração de Rebeca Carnavale Bequer e Fabíola de Azevedo Mello, com orientação de Renata Calciolari Rossi e Silva; e “Avaliação de uma oficina de simulação baseada no desempenho clínico emergencial para médicos veterinários residentes”, por Larissa Harue Otani (Medicina Veterinária) com as contribuições de Maraysa Vitti Lima, Renata Bueno e Tiago Nesso Bueno de Campos, orientados por Rosa Maria Barilli Nogueira e Milena Colonhese Camargo.
As apresentações dos trabalhos tiveram como avaliadores os seguintes membros do Comitê Externo: João Domingos Rodrigues, da Unesp em Botucatu; Alberto Albuquerque Gomes, Luiz Carlos Marques Vanderlei, Rômulo Araújo Fernandes e Silvania Lanfredi, todos do campus da Unesp em Presidente Prudente. A sessão foi conduzida pelo pesquisador Paulo Antonio da Silva e esteve presente na instalação da sessão o responsável institucional pelo Pibic/CNPq/Unoeste, Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior. Também acompanhou a sessão a avaliadora externa Ana Maria Pires, convidada junto ao Departamento de Química e Bioquímica, da Unesp em Prudente.
Para o Dr. Vamilton Álvares Santarém, orientador de trabalho e membro do Comitê Institucional, o simpósio é um momento relevante para o aluno bolsista, pela oportunidade de ser avaliado externamente e ter a oportunidade de concorrer ao Prêmio SIC, que oferece certificados para os três primeiros colocados. Quanto à iniciação em pesquisa, Santarém diz ser um ganho para o aluno em termos de formação humanística e científica. Aponta como algo significativo o fato de ser bolsista por uma agência de fomento tão importante como é o CNPq. No simpósio o trabalho é apresentado em 15 minutos e são mais outros 5 de arguição, consistindo num momento de inspiração para outros alunos que concorrerem às bolsas do Pibic/CNPq/Unoeste.
Dentre os vários eventos realizados durante a tarde de hoje pelo Enapi, aconteceram dois minicursos: “Recursos teóricos para a leitura da linguagem visual”, ofertado no auditório Primavera, com as professoras Zizi Trevizan e Mariangela Fazano, da Unoeste; e “Estruturação do Projeto Científico”, no auditório Carvalho, com a Dra. Maria Angela Mattar Yunes, do Centro Universitário Unilasalle, de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste