Medicina e Psicologia realizam o 1º Intercursos
Voltado para a formação integrada dos seus estudantes, a Unoeste realizou o 1º Intercursos entre os cursos de Psicologia e Medicina, em Jaú. O evento, idealizado com o intuito de promover o diálogo interdisciplinar entre áreas que caminham lado a lado no cuidado à saúde, contou com a participação ativa de alunos, professores e palestrantes convidados.
A professora do curso de Psicologia, Ana Paula Gasparotto Paleari, destacou a relevância da iniciativa. “Achamos muito importante fazer esse evento, tanto para a turma de Psicologia como para a de Medicina. O objetivo é que desde o início da formação eles adotem uma abordagem interdisciplinar, compreendendo que o cuidado ao paciente exige atenção integral”, explicou.
Ana Paula também ressaltou que muitas formações médicas ainda não aprofundam as diversas abordagens existentes dentro da Psicologia, o que pode limitar os encaminhamentos e o sucesso terapêutico dos pacientes.
“É essencial que os futuros profissionais saibam que, se um paciente não se identificou com uma abordagem, isso não significa que todas serão iguais. A identificação tanto com o profissional quanto com a linha de atuação é fundamental”, completou.
Para os alunos, o evento foi uma oportunidade de aprendizado além das salas de aula. O estudante do 5º termo de Psicologia e diretor de marketing da Liga, Vitor Sandoval, destacou a importância do intercâmbio entre os cursos.
“A ideia surgiu de situações do nosso dia a dia. Buscamos sempre temas que vão agregar na nossa profissão, no nosso futuro. Eventos como esse só têm a contribuir, tanto para alunos quanto para profissionais. É mais conhecimento para todos nós”, afirmou.