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Inted 2015 aprova artigos sobre ensino a distância e técnico

Produções disponibilizadas eletronicamente no evento na Espanha envolvem professora e alunas da Unoeste


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Foto: João Paulo Barbosa Inted 2015 aprova artigos sobre ensino a distância e técnico
Dra. Adriana ao lado de Elisângela e Fernanda


Realizada nesta semana em Madri, a 9ª Conferência Internacional de Tecnologia e Educação a Distância apresenta dois trabalhos produzidos pela pesquisadora Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol, em colaboração com duas alunas do Programa de Mestrado em Educação, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. O artigo produzido com Fernanda Sutkus de Oliveira Mello discorre sobre recursos educacionais utilizados na modalidade de ensino a distância, enquanto o artigo trabalhado com Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, com dados de uma pesquisa de Marco Akio Ikeshoji, é sobre ensino técnico, num curso de automação.

A Dra. Adriana explica que o trabalho com Fernanda foi disponibilizado eletronicamente para o evento com o título “Integration of Educational Resources on the Organization of Teaching Materials EAD: Outlining Potential” (A Integração de Recursos Educacionais na Organização de Materiais Didáticos de EAD: Delineando as Potencialidades), descreve e analisa os diversos recursos educacionais utilizados nos cursos desenvolvidos na modalidade a distância. “Como procedimentos metodológicos, para o desenvolvimento deste artigo, optou-se por apresentar exemplos dos recursos educacionais integrados ao processo de organização dos materiais didáticos, caracterizando-os, analisando e indicando suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem”, explica.

 “Nesse sentido, tomou-se como referência a pesquisa bibliográfica e documental. Como principais resultados, o estudo evidencia a importância de se definir um dos recursos educacionais como eixo norteador e articulador com os demais. Acredita-se que esse procedimento facilita o percurso do aluno no curso e pode favorecer a sua aprendizagem de forma mais efetiva”, comenta Adriana. O artigo com Elisângela também está disponibilizado eletronicamente, com o seguinte título: “In Search of Innovations in the Teaching and Learning Process: The Experimental Activities in the Industrial Automation Course in Medium/Techinical Level” (Em busca de Inovações no Processo de Ensino e Aprendizagem: as Atividades Experimentais no Curso de Automação Industrial de Nível Médio/Técnico).

Um artigo que teve como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização de uma experiência desenvolvida no contexto de uma instituição federal de ensino técnico, com 11 alunos do curso de automação industrial, integrado ao ensino médio. Com isso, buscou-se evidenciar a importância da utilização de métodos e técnicas eficazes nas práticas pedagógicas, especialmente, subsidiadas das técnicas utilizadas no ensino das ciências. Para o planejamento e organização dessa experiência foram utilizados como referência o projeto pedagógico do curso e a Resolução CNE/CEB nº 04/99, além de estudos realizados por autores renomados na área.

No trabalho, a expressão “atividades experimentais” assumiu o significado de experimentos realizados no espaço da escola, com o objetivo de possibilitar aos alunos o envolvimento com seus cinco sentidos. Seguindo essa abordagem, realizou-se uma atividade no laboratório de comandos elétricos. A atividade proposta consistiu em explicar a existência natural de defasamentos que ocorrem entre formas de ondas de tensões e correntes num circuito elétrico trifásico ligado em Ipsilon (tipo de conexão elétrica), bem como do aparecimento de um fator multiplicativo na amplitude destes parâmetros elétricos.

“Com essa experiência foi possível constatar a importância das atividades práticas na escola, uma vez que, por meio dessas situações os alunos são desafiados a buscar soluções para a resolução de problemas e/ou construção de produtos, de forma individual ou coletiva. Dinâmica essa que, certamente, permitiu aos alunos a possibilidade de vivenciar os fundamentos teóricos expostos pelo professor, de forma mais contextualizada, em sala de aula. Vale ressaltar ainda que, por meio da manipulação de variáveis, pôde-se instigá-los à busca de entendimento, contribuindo para um maior interesse no estudo. No relato dos alunos, ficou explícito que a contribuição da atividade prática favoreceu significativamente o seu aprendizado quanto aos conteúdos abordados”, conta Adriana.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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