CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Odontolegista ajuda na identificação de vítimas de acidentes

Odontologia legal esteve entre as abordagens da 22ª Jornada Acadêmica da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Odontolegista ajuda na identificação de vítimas de acidentes
Traumatologia forense e responsabilidade civil foi o tema da palestra ministrada pelo Dr. Arsenio Sales Peres
Foto: Gabriela Oliveira Odontolegista ajuda na identificação de vítimas de acidentes
Dr. Clóvis Marzola, referência nacional em cirurgias de retenção dental, fez abordagem sobre o assunto
Foto: Gabriela Oliveira Odontolegista ajuda na identificação de vítimas de acidentes
Abertura teve a primeira apresentação da bateria da Faculdade de Odontologia da Unoeste


A odontologia legal é um campo de trabalho inestimável que oferece uma das maiores remunerações da profissão, podendo chegar a um salário inicial de R$ 17 mil. Dentre as diversas funções, o odontolegista ajuda na identificação de vítimas de acidentes em massa e na exumação de cadáveres.

Esses apontamentos foram revelados pelo Dr. Arsenio Sales Peres, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), durante a palestra “Traumatologia Forense e Responsabilidade Civil”, ministrada na 22ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unoeste, no Teatro César Cava, campus I. “Esse segmento requer dedicação total, pois o profissional que opta por essa área, precisa estar ciente de que o conhecimento aprofundado é fundamental. Para que esse embasamento seja obtido é preciso muito estudo”.

De acordo com ele, o odontolegista pode ser perito de processos criminalistas contra dentistas. “Uma pessoa que se sente prejudicada pelos resultados de uma cirurgia buco-maxilo-facial, pode acionar a justiça para ser reparada. Desse modo, é o odontolegista que vai emitir o laudo que comprova ou não a procedência do caso”, exemplifica.

Peres, que é livre-docente em odontologia legal, conta que aproveitou a ocasião para falar aos acadêmicos sobre a postura ética do dentista. “Foram explanados tópicos como a relação com o paciente, código de defesa do consumidor, guarda e responsabilidade do prontuário odontológico e cautela documental”. Sobre a sua atividade, ele considera que essas abordagens são relevantes. “É importante que o estudante tenha a oportunidade de visualizar áreas de atuação que podem lhe interessar futuramente”.

Quem também palestrou na Jornada de Odontologia foi o Dr. Clóvis Marzola, referência nacional em cirurgias de retenção dental e autor de muitos livros sobre o tema. Durante a sua apresentação nesta quinta-feira (14), considerou que as cirurgias de retenção dental são realizadas com muita frequência nos consultórios. “Os números de casos de retenção dental são elevados, pois a maioria das pessoas tem dentes retidos no interior dos ossos ou na gengiva. Algumas vezes, não prejudicam a saúde bucal, já em outras podem trazer sérios danos, como o surgimento de tumores. Para evitar qualquer problema futuro, recomendo que esses dentes sejam extraídos”.

Por mais de 50 anos Marzola atuou como docente da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Ele destaca que a cirurgia de retenção dental é um procedimento que requer muita técnica e conhecimento. “Esses são alguns dos motivos que justificam a minha presença nesse evento, pois a partir dele, tenho a oportunidade de repassar a esses futuros profissionais um pouco do meu conhecimento”.

Balanço geral – A diretora do curso de Odontologia da Unoeste, Claudia de Oliveira Lima Coelho, observa que essa edição da jornada da graduação foi um sucesso. “Mesmo antes do encerramento, que será nesta sexta (15), já conseguimos afirmar que a participação dos acadêmicos do curso foi maciça. O evento possibilitou momentos distintos como as palestras desenvolvidas por Marzola e o Peres, além da apresentação da fisioterapeuta e docente da Unoeste, Renata Aparecida de Oliveira Lima, que falou sobre a prevenção das doenças ocupacionais”.

Claudia ressalta que a jornada contou também com as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pré-projetos. “São momentos que estimulam a produção científica, fazendo com que o curso cresça como um todo. A cada ano, as pesquisas estão melhores com temas mais diversificados”. Ela lembra que a abertura também foi marcada pela primeira apresentação da bateria da graduação. “Os alunos estão de parabéns por todo o empenho dedicado à criação desse grupo”.

A futura dentista Thaís de Almeida Santos cursa o 1º termo. “Os temas das palestras despertaram a minha atenção e me permitiram visualizar futuras áreas de atuação”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem