CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Administração- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



Brasil - um país em busca de uma grande estratégia

Brasil - um país em busca de uma grande estratégia

para estimular o debate, a reflexão e a formulação de propostas a fim de implementar políticas que fortaleçam a sociedade e o cidadão brasileiro, interna e externamente, cria-se uma ferramenta de trabalho, o Relatório de Conjuntura. Serão estudos, pesquisas, contribuições de pessoas do governo e de fora do governo que queiram colaborar para ampliar os horizontes, a compreensão e a dimensão dos problemas que estamos desafiados a solucionar. Evidentemente, os conceitos teóricos e políticos destes relatórios são de inteira responsabilidade de seus autores.

[ Acessar Conteúdo x]

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.

[ Acessar Conteúdo x]

Construir Infraestruturas Resilientes, Promover a Industrialização Inclusiva e Sustentável, e Fomentar a Inovação

Construir Infraestruturas Resilientes, Promover a Industrialização Inclusiva e Sustentável, e Fomentar a Inovação

O objetivo 9, juntamente com os outros dezesseis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compõe a Agenda 2030, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em continuidade aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). O nono objetivo estabelecido representa um avanço significativo, na medida em que explicita na agenda internacional a importância que a inovação, a infraestrutura e as atividades econômicas têm para o desenvolvimento e, em especial, para o desenvolvimento sustentável ao definir que se pretende "construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação".

[ Acessar Conteúdo x]

Contabilidade Avançada

Contabilidade Avançada

O objetivo deste módulo é servir de guia para o estudo dos tópicos da disciplina Contabilidade Avançada. Ele sistematiza as bases normativas do conteúdo programático da disciplina. Essa sistematização basicamente compila e organiza os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e a legislação societária aplicáveis à disciplina em questão. Sendo assim, este módulo servirá de material de leitura, consulta e guia de estudo da disciplina Contabilidade Avançada. Além da base normativa dos tópicos, o módulo inclui exercícios que serão resolvidos ao longo da disciplina. Em algumas situações, inclui também notas de aulas.

[ Acessar Conteúdo x]

Contabilidade Geral e Gerencial: conceitos introdutórios para os cursos superiores de tecnologia

Contabilidade Geral e Gerencial: conceitos introdutórios para os cursos superiores de tecnologia

A competitividade do mercado faz com que a vida profissional se inicie cada vez mais cedo. Durante o período acadêmico, o jovem se envolve em estágios, cursos extracurriculares, feiras, faz contatos e cuida de sua imagem pessoal, enfim, é na Faculdade e nos Cursos Superiores de Tecnologias que a vida profissional se inicia para a maioria dos estudantes, quando começam a definir sua profissão.

[ Acessar Conteúdo x]

Contabilidade Geral I

Contabilidade Geral I

É por meio da Contabilidade que o administrador avalia a capacidade de a empresa efetuar pagamentos a curto e longo prazos, ou define os níveis de estoque de mercadorias que deverá manter, além de outros aspectos igualmente importantes. Esse processo é denominado controle de custos e finanças. Portanto, gerentes dos mais diversos ramos de negócios precisam sempre saber como está a situação contábil, financeira e econômica de uma empresa, a fim de fazer seu planejamento e controle.

[ Acessar Conteúdo x]

Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial

Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial

Neste livro são abordados os fatores do crescimento econômico e dos desequilíbrios regionais no Estado de São Paulo entre 1980 e 2000. Fundamentado na teoria mainstream de crescimento econômico e nas teorias da localização, bem como nas contribuições da Nova Geografia Econômica, a obra relaciona o crescimento local com seus determinantes econômicos, sociais e geográficos, tais como educação, emprego e composição setorial. Ferramentas fornecidas pela Econometria Espacial também foram aplicadas ao se inserir a geografia como determinante das taxas de crescimento dos municípios. Dessa forma, o livro fornece ainda uma revisão da abordagem clássica de Econometria Espacial e seu ordenamento sistemático.

[ Acessar Conteúdo x]

Design, empresa, sociedade

Design, empresa, sociedade

O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.

[ Acessar Conteúdo x]

Direito Tributário

Direito Tributário

Esta obra destina-se a todos aqueles que buscam entender o Direito Tributário brasileiro da forma como foi legislado e tendo por parâmetro sua interpretação jurisprudencial, principalmente no âmbito do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, guardiões da lei federal e da Constituição Federal, respectivamente. Assim, são destinatários do trabalho os profissionais que lidam com o Direito Tributário, os estudantes que não querem se alhear à prática e, claro, os candidatos a cargos e empregos no serviço público

[ Acessar Conteúdo x]

Estudos Cemiteriais no Brasil: itinerários, abordagens e perspectivas

Estudos Cemiteriais no Brasil: itinerários, abordagens e perspectivas

Os cemitérios são lugares que, a despeito da temporalidade, espacialidade e estrutura carregam entre si elementos importantes e de interseção. Podemos destacar alguns destes elementos, quais sejam, as condições que resultam em seu nascimento e inserção na paisagem urbana ou rural, no qual emergem. São, neste sentido, tradutores de desejos que perpassam por sentimentos de vaidade, poder, glória e múltiplas histórias. Podem, também, serem depositários de artefatos que dialogam com a cultura material e a cultura artística de uma dada época e sociedade. Assim compreendemos os cemitérios. E é objetivo deste e-book colocar em destaque os estudos nacionais que estão sendo realizados no tocante a este tema. Isto é, o propósito é reunir pesquisas que apresentem em seu cerne questões tocantes aos espaços cemiteriais no Brasil, revelando sua multiplicidade e abrangência.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

Matemática Financeira

Matemática Financeira

O conteúdo apresentado nesse curso tem por objetivo levá-lo a solucionar problemas do cotidiano como por exemplo a melhor forma de comprar à vista ou a prazo? Ou ainda de vender um bem à vista ou a prazo? Como otimizar o uso dos seus recursos (gastar da melhor forma possível). No momento de contrair uma dívida, analisar as melhores alternativas disponíveis. Enfim qualquer questão que envolva dinheiro e o seu melhor uso é observada na Matemática Financeira.

[ Acessar Conteúdo x]

O estado como empregador de última instância: uma abordagem a partir das finanças funcionais

O estado como empregador de última instância: uma abordagem a partir das finanças funcionais

No presente trabalho, o emprego será estudado sobretudo através da contribuição de Abba P. Lerner (1903-1982), um economista que seguiu os conceitos de Keynes, no que se refere ao nível de intervenção governamental na economia necessário para um bom funcionamento desta. Lerner aprofunda muito dos debates trazidos à tona por Keynes (1936). O mundo que recentemente entrou em crise, por muito tempo teve como diretriz econômica o uso intenso das ferramentas ortodoxas de condução macroeconômica: baixo intervencionismo governamental, orçamento equilibrado e política monetária direcionada para as metas inflacionárias, como bem salientado por Petiffor (2008) e muitos outros. Esse cenário implica dizer que, no geral, temos baixo gasto governamental e taxas de juros mais elevadas do que em um cenário com políticas (pós-)keynesianas. Em sentido totalmente oposto a esta visão ortodoxa, Lerner apresenta um ferramental teórico para alcançar o nível de Pleno Emprego, almejado, ao menos em tese, por todas as escolas de pensamento econômico. Seu diferencial está na forma de alcançar tal patamar de atividade econômica, ou seja, através dos Gastos Públicos e de políticas monetárias corretas. Portanto, não só o Gasto Público deve ser aumentado na visão de Lerner. A utilidade da taxa de juros também muda. Não servirá apenas para manter estável o preço da moeda. Lerner postula a relevância das Finanças Funcionais não somente para combater crises, como muitos a aceitam, mas sim para ser uma política perene.

[ Acessar Conteúdo x]

Promover o Crescimento Econômico Sustentado, Inclusivo E Sustentável, Emprego Pleno e Produtivo e Trabalho Decente para Todas e Todos

Promover o Crescimento Econômico Sustentado, Inclusivo E Sustentável, Emprego Pleno e Produtivo e Trabalho Decente para Todas e Todos

Neste documento, que ora se divulga, é apresentado um diagnóstico sobre a situação do país em relação ao ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. O trabalho foi elaborado a partir dos indicadores disponíveis para os anos mais recentes, cuidando-se para informar sobre a sua evolução no período imediatamente anterior à vigência da Agenda 2030. Ademais, destacaram-se políticas públicas relevantes para os resultados observados, buscando,sempre que possível, identificar as lacunas existentes no campo da atuação governamental.

[ Acessar Conteúdo x]

Reduzir a Desigualdade Dentro dos Países e Entre Eles

Reduzir a Desigualdade Dentro dos Países e Entre Eles

A desigualdade da renda e a distribuição da riqueza dentro dos países têm, de modo geral, crescido consideravelmente desde os anos 1980, da mesma forma que, apesar do forte crescimento da China, enfrenta-se uma ascensão da desigualdade global.3. Esse cenário cria imensas dificuldades para que os esforços voltados para o desenvolvimento e a expansão de oportunidades, especialmente dos mais vulneráveis, logrem êxito. O alcance das metas do ODS 10 possui um peso fundamental para a realização, pelo menos de forma duradoura, de todos os outros ODS.

[ Acessar Conteúdo x]

Responsabilidade disciplinar de membros do Ministério Público da União: sindicância, inquérito administrativo e processo administrativo disciplinar

Responsabilidade disciplinar de membros do Ministério Público da União: sindicância, inquérito administrativo e processo administrativo disciplinar

Nesta obra, o procurador do Trabalho Márcio de Aguiar Ribeiro, corregedor-auxiliar da Corregedoria do MPT, busca analisar os principais aspectos do regime disciplinar de membros do MPU, em especial os procedimentos estabelecidos na Lei Complementar n. 75/1993. A proposta é oferecer, além do suporte teórico, uma visão pragmática do tema com base na práxis administrativa dos órgãos correcionais do MP brasileiro e na jurisprudência do CNMP e dos tribunais pátrios.

[ Acessar Conteúdo x]

Sistemas de Informação para Contabilidade

Sistemas de Informação para Contabilidade

A informação pode ser considerada como um dos mais valiosos bens (in) tangíveis de uma organização. A partir de dados internos e externos à empresa, aliados ao conhecimento de seus gestores e funcionários, gera-se informação útil para tomada de decisão, podendo levar as organizações ao sucesso em suas operações. O profissional de Ciências Contábeis também pode ser visto como um gestor de informações, afinal gera, organiza, coleta, analisa e comunica informações contábeis em todos os níveis organizacionais

[ Acessar Conteúdo x]

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 37 itens.
Alguma mensagem