CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Logística- EAD


[Voltar para Áreas]



Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico

Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico

Estudo teórico, de natureza comparativo-contrastante, abordando a lógica do planejamento estratégico no setor social e da saúde à luz da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Na verdade, trata-se de uma 'crítica da crítica', na medida em que são problematizados os enfoques metodológicos tomados, até o momento, como referencial teórico alternativo ao planejamento normativo. A partir da teoria da ação habermasiana, o autor consegue indicações importantes para uma (re)leitura da teoria organizacional, na perspectiva de uma abordagem comunicativa entre todos os atores envolvidos nas organizações de saúde.

[ Acessar Conteúdo x]

Design, empresa, sociedade

Design, empresa, sociedade

O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.

[ Acessar Conteúdo x]

Excel 2013

Excel 2013

Excel 2013 apresenta os recursos básicos e intermediários da mais nova versão do gerenciador de planilhas da Microsoft. As atividades propostas o capacitarão a criar, organizar e formatar planilhas, trabalhar com dados e fórmulas, e aplicar estilos de formatação e formatação condicional. Também são estudadas funções como AUTOSOMA, MÉDIA, PROCV e PROCH, entre outras, que otimizam a realização de cálculos, e questões relativas à proteção de elementos da planilha e ao uso de fórmulas que fazem referência a outras planilhas. Além disso, você aprenderá a transformar dados em gráficos e preparar a impressão das planilhas. Tudo isso com o auxílio de atividades complementares disponibilizadas online.

[ Acessar Conteúdo x]

Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa

Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa

O livro Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa é resultado de um trabalho em conjunto com professores e alunos do programa de pós graduação em desenvolvimento regional - UEPB e de recursos naturais da UFCG, do grupo de pesquisa em gestão do conhecimento e sustentabilidade - GECIS. O livro mostra a importância do gerenciamento dos recursos de uso comum com a participação efetiva dos diversos atores sociais em cada etapa do processo de tomada de decisão.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

Sociedade industrial no Brasil

Sociedade industrial no Brasil

Os estudos sociológicos reunidos neste volume pelo Prof. Juarez Rubens Brandão Lopes, da Universidade de São Paulo, representam uma valiosa contribuição à inteligência do processo de industrialização na sociedade brasileira contemporânea. Representam, por vários aspectos, um trabalho pioneiro que, por suas marcadas e amadurecidas diretrizes metodológicas, está destinada a influenciar decisivamente as futuras indagações nesse campo. Como poucas vezes se tem logrado entre nós nas pesquisas de ciências sociais, o autor consegue um equilíbrio e acerto felizes. Entre uma ampla interpretação sociológica e a precisão e minúcia dos dados coletados, na sua grande maioria, diretamente.

[ Acessar Conteúdo x]

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 12 itens.
Alguma mensagem