CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Engenharia de Software- EAD


[Voltar para Áreas]



Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder

 Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder

Reunindo a qualidade artística e a reflexão crítica dos profissionais da Casa de Cinema de Porto Alegre à experiência da Associação Software Livre (ASL), responsável pela organização de um dos maiores encontros de cultura hacker do Brasil – o Fórum Internacional de Software Livre (FISL) –, este livro é fruto de um exercício de decodificação das tendências culturais contemporâneas, em suas expressões artísticas, tecnocientíficas e político-ideológicas, buscando desvendar as intrincadas tramas e seus algoritmos moleculares e globais, hoje condutores da biopolítica e das macroestruturas do poder.

[ Acessar Conteúdo x]

Inclusão digital: polêmica contemporânea

 Inclusão digital: polêmica contemporânea

Este livro é o segundo volume da coleção organizada pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/UFBA). O primeiro volume, Tecnologia e Novas Educações, foi publicado em 2005, sempre pela EDUFBA, com artigos de autoria dos professores e pesquisadores do grupo e de outros colegas que integraram o mesmo ao longo de sua existência, e também com professores convidados que, direta ou indiretamente, temos vínculos.

[ Acessar Conteúdo x]

A Audiência Convergida do Telejornal nas Redes Sociais

A Audiência Convergida do Telejornal nas Redes Sociais

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre as relações do telejornal e o seu público nas Redes Sociais, na Internet. A presente investigação pretende colaborar com futuras pesquisas sobre a temática, que visa compreender as mudanças ocorridas no sistema de interação entre os atores (público/telejornal/ambiente midiático) do período analógico ao digital. O trabalho está organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, discute-se o sistema de interação do público no telejornal. O passo seguinte envolve a caracterização do corpus da pesquisa, evidenciando a relação entre o público (fã) e o telejornal (ídolo/mito) nas Redes Sociais Online, as análises dos procedimentos metodológicos empregados e os resultados obtidos. Na sequência, trabalha-se com os conceitos evidenciados pela parte empírica da pesquisa: a audiência convergida, a cultura fã e o simulacro da representação da imagem dos atores no telejornalismo e a sociedade midiatizada por múltiplas telas ou ecrãs. Ao final, apresentam-se as conclusões da pesquisa.

[ Acessar Conteúdo x]

Brasil, um país em busca de uma grande estratégia

Brasil, um país em busca de uma grande estratégia

O desafio é superar a mais grave crise econômica de nossa história e inaugurar uma trajetória de desenvolvimento que nos garanta sustentabilidade e agregação de valores econômicos, ideológicos e sociais ao conjunto da sociedade brasileira. É romper o ciclo de crescimento, inaugurado a partir dos anos 50 do século passado, que não consegue cristalizar ganhos de renda, produtividade, inovação, integração no mercado internacional, consolidação democrática, segurança jurídica, estabilidade institucional e outros atributos indispensáveis a uma rota ascendente de incorporação de valores. De crise em crise, não estamos saindo do lugar.

[ Acessar Conteúdo x]

Ciência, tecnologia e inovação: desafio para a sociedade brasileira

Ciência, tecnologia e inovação: desafio para a sociedade brasileira

O Livro Verde da Ciência, Tecnologia e Inovação, que apresento, resulta de amplo debate, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, acerca do papel do conhecimento e da inovação, na aceleração do desenvolvimento social e econômico do País. Ao resgatar a trajetória da Ciência e Tecnologia brasileira e estimular a reflexão sobre seu futuro, o Livro Verde traz à luz os sólidos alicerces em que se fundam seus avanços contemporâneos. Explicita, sobretudo, valiosos elementos da visão estratégica que hoje orienta a sustentação e a ampliação do esforço nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como condição necessária de desenvolvimento, bemestar, justiça social e de exercício da soberania.

[ Acessar Conteúdo x]

Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias

Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias

Este livro reúne a reflexão acerca das identidades na cultura contemporânea,realizada por pesquisadores que participaram do Seminário: Cultura contemporânea, corpo e novas tecnologias: diálogos em torno das identidades. O objetivo geral das reflexões aqui apresentadas é tomar as inovações tecnológicas e seus impactos na vida cotidiana - particularmente na renovação e reinvenção de formas de sociabilidade e de construção de identidades - como uma chave privilegiada para o adentramento em meandros da cultura contemporânea. O corpo, suporte da cultura e território de construção de identidades, ao incorporar os recursos tecnológicos disponibilizados pelo mercado estético, como próteses, implantes, intervenções e tratamentos à base de laser, tem seu estatuto modificado e as fronteiras entre natureza e cultura passam a ser revistas em novos parâmetros, impondo novos desafios à reflexão sócio-antropológica. Este livro busca contribuir para este debate, somar um pequena centelha ao enorme esforço que se faz necessário no sentido de repensarmos as clássicas dicotomias conceituais que vem marcando a reflexão das ciências humanas e se demonstrando cada vez mais abaladas em seu alcance explicativo, frente às aceleradas transformações vivenciadas na vida social nesta modernidade do início do século XXI.

[ Acessar Conteúdo x]

Informática Básica

Informática Básica

Utilizar os recursos computacionais básicos, ação inicial para aprimoramento dos conhecimentos no uso de ferramentas da área de informática por parte do estudante. As dimensões continentais e grande diversidade regional e cultural, longe de distanciar, aproxima as pessoas ao garantir acesso à educação de qualidade, e promover o fortalecimento da formação de jovens moradores de regiões distantes, geograficamente ou economicamente, dos grandes centros.

[ Acessar Conteúdo x]

Informática: Fundamentos de engenharia de software

Informática: Fundamentos de engenharia de software

Nesta obra apresenta de forma clara e amigável os princípios e métodos e práticas que guiam a engenharia de software. O livro está organizado em quatro unidades. O conteúdo apresentado no livro destina-se a principalmente a professores e alunos de graduação em ciência da computação ou áreas a fins, fornecendo assim um embasamento teórico e uma clara noção dos princípios e estratégias a serem seguidos no desenvolvimento de software de qualidade.

[ Acessar Conteúdo x]

Informatização de Ambientes de Informação

Informatização de Ambientes de Informação

A licença CC-BY-NC-AS, adotada pela UAB para os materiais didáticos do Projeto BibEaD, permite que outros remixem, adaptem e criem a partir desses materiais para fins não comerciais, desde que lhes atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. No interesse da excelência dos materiais didáticos que compõem o Curso Nacional de Biblioteconomia na modalidade a distância, foram empreendidos esforços de dezenas de autores de todas as regiões do Brasil, além de outros profissionais especialistas, a fim de minimizar inconsistências e possíveis incorreções. Nesse sentido, asseguramos que serão bem recebidas sugestões de ajustes, de correções e de atualizações, caso seja identificada a necessidade destes pelos usuários do material ora apresentado.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

Laboratório de Montagem e Manutenção de Ccomputadores

Laboratório de Montagem e Manutenção de Ccomputadores

Este material foi elaborado por professores altamente qualificados na área dacomputação. Ricardo Tombesi Macedo é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (ufsm), obteve o título de Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná com período sanduíche na Université de La Rochelle na França, o título de Mestrado em Engenharia da Produção pela ufsm e de Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

[ Acessar Conteúdo x]

Manual de Mecatrônica

Manual de Mecatrônica

Esta obra visa justamente atender a todos que trabalham com algum setor da automação, seja ele envolvendo Robótica industrial, recreativa, educacional, automação de processos em todos os níveis, controle de equipamentos e circuitos. Este livro é ideal para estudantes da área, que podem precisar de informações para seus estudos, professores que, durante uma aula precisam acessar o valor de uma constante ou da característica de um determinado material e, principalmente para os profissionais que num trabalho de projeto ou de manutenção precisam de acesso rápido a informações que nem sempre são fáceis de obter numa busca pela internet.

[ Acessar Conteúdo x]

Tecnologia para a indústria: a história do Instituto Nacional de Tecnologia

Tecnologia para a indústria: a história do Instituto Nacional de Tecnologia

Os investimentos feitos no Brasil na área de ciência e tecnologia nos últimos 15 anos alteraram de maneira profunda o quadro institucional e humano deste tipo de atividade no país. Grandes programas científicos, tecnológicos e de educação pós-graduada foram lançados - na área energética, agrícola, de saúde, engenharia e várias outras - pela criação de novas instituições ou pela transformação freqüentemente radical de outras, que eram adaptadas para desempenhar os novos objetivos que iam sendo definidos.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 27 itens.
Alguma mensagem