12 ª Semana de Comunicação encerra atividades
Em cindo dias, sete palestras sobre jornalismo e publicidade atraíram mil participações

Após cinco dias dedicados a debater o mercado de trabalho de jornalistas e publicitários, terminou na última sexta-feira (27) a 12ª Semana de Comunicação da Facopp (Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho”) da Unoeste. A programação contou com sete palestras e sete workshops e teve no encerramento a participação do publicitário Daniel Chasin, da agência Almapp/BBDO de São Paulo, que atende empresas como Volkswagen, Havaianas e Boticário. Ao todo, as palestras tiveram mais de mil participações.
Chasin falou sobre a importância do atendimento participativo na agência de publicidade e apresentou filmes publicitários da agência em que atua. O público acompanhou o exemplo da campanha do “Fox”, desde as reuniões feitas entre agência e a equipe da Volkswagen, até a campanha pronta, demonstrando o trabalho integrado entre os diversos departamentos da agência.
“Quem pensa que publicidade se faz com uma idéia criativa na cabeça de uma pessoa está enganado, pois as agências trabalham com times de profissionais que, em conjunto e seguindo etapas, chegam a um resultado satisfatório ao cliente e ao público”, ressaltou Chasin.
O encerramento da semana foi feito pela jornalista Thaís Naldoni editora executiva do Portal Imprensa, que falou sobre o profissional multimídia. Segundo Naldoni, o jornalista deve estar preparado para atuar em TV, meio impresso, on-line e rádio, pois essa versatilidade é cada vez mais valorizada e exigida pelo mercado de trabalho.
A jornalista destacou que o número de postos de trabalho nas redações está diminuindo enquanto, nos grupos de mídia que possuem diversos veículos de comunicação, os mesmos jornalistas estão tendo que produzir conteúdo para rádio, TV, internet, jornais e revistas.
A 12ª Semana de Comunicação ainda ofereceu os workshops “Fonoaudiologia no Jornalismo”, por Ana Letícia Rocha; “Digital Design” e “Maia 3D”, por Carlos Orion; “Postura em vídeo”, por Rildo Herreira; “Adaptação literária para cinema”, por Silvia Marques; “Assessoria de Imprensa”, por Heloisa Miguel; e “Desenvolvimento de roteiros para TV”, por Cláudia Daré.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Facopp (Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho”)
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste