"Cuidados em terapia transfusional" é tema de palestra
Evento será voltado para profissionais da enfermagem de toda a região; entrada é gratuita

Para dar continuidade ao programa de atualização para enfermeiros, que teve início em abril deste ano, o Serviço de Educação Continuada da Faculdade de Enfermagem da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com o apoio da Gerência de Enfermagem do HU (Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”), realiza no dia 23 de maio a palestra “Cuidados de enfermagem na terapia transfusional”, com apresentação da professora Elaine Negri, responsável pelo Hemocentro de Presidente Prudente. A palestra será voltada para profissionais da enfermagem de toda a região, e terá início às 19h, no anfiteatro do HU. A entrada é gratuita.
Temas como indicações e contra-indicações da terapia transfusional, efeitos colaterias do procedimento e cuidados em enfermagem estão previstos na pauta do encontro. Como afirma a enfermeira Larissa Esteves, do Serviço de Educação Continuada da Faculdade de Enfermagem da Unoeste, as palestras oferecidos pelo programa de atualização têm representado uma “experiência interessante” para muitos profissionais que deixaram de estudar há algum tempo, e que agora têm a chance de retomar assuntos da área e atualizar temas referentes à enfermagem:
“Os encontros são mensais e têm atraído enfermeiros de vários serviços de saúde de Presidente Prudente, além do HU. Amanhã será o segundo encontro e já percebemos o interesse das pessoas em continuar participando. Além de conscientizar sobre as questões práticas e teóricas da profissão, o programa representa um veículo de divulgação do trabalho desenvolvido pelos palestrantes convidados”, comenta Larissa.
O programa de atualização para enfermeiros segue até novembro desse ano promovendo a cada mês discussões científicas multidisciplinares que abordam as mais diversas áreas de conhecimento em saúde, como saúde do adulto, da criança e do adolescente, da mulher, além de temas como gerenciamento de enfermagem, humanização hospitalar, bioética, entre outros.
Confira a programação para os próximos meses:
Maio
Palestra: “Cuidados de enfermagem em terapia transfusional”
Palestrante: Profª Elaine Negri
Dia: 23/05/2007
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do HU
Junho
Palestra: “Novidades e cuidados de enfermagem na insulino-terapia”
Palestrante: Porfª Márcia Marcondes Manganaro
Dia: 20/05/2007
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do HU
Julho
Palestra: “Aspectos éticos e legais na profissão de enfermagem”
Palestrante: Profª Jaqueline Bergara Kuramoto
Dia: 25/07/2007
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do HU
Agosto
Palestra: “As novas diretrizes da Infecção Hospitalar”
Palestrante: Profª Ana Lúcia M. de Oliveira Maia
Dia: 22/08/2007
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do HU
Setembro
Palestra: “Cuidados de enfermagem na administração de medicamentos da criança e do adolescente”
Dia: 19/09/2007
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do HU
Outubro
Palestra: “A humanização do ambiente hospitalar: um desafio?”
Palestrante: Profª Juliana Garcia
Dia: 17/10/2007
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do HU
Novembro
Palestra: “Motivação e gestão de pessoas em instituições hospitalares, um paradigma para todos os profissionais de saúde”
Palestrante: psicóloga Fátima Cristina Leonardo
Dia: 28/11/2007
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do HU
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste