CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fenaj e Sindicato fazem palestra na Facopp

Presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas e Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo trataram de questões referentes à profissão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Aline Blasechi Fenaj e Sindicato fazem palestra na Facopp
Sérgio Murilo e Guto Camargo responderam as dúvidas dos estudantes; coordenador do curso de Jornalismo, Roberto Mancuzo foi o intermediador




Em busca de promover o debate sobre assuntos como a regulamentação da profissão de jornalista, salário da categoria, estágio para estudantes e demais questões que envolvem a classe, a Facopp (Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho”) da Unoeste realizou, na última quinta-feira, no campus II, uma palestra com os presidentes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sérgio Murilo de Andrade, e do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, José Augusto de Camargo (Guto).

A palestra teve início com uma introdução sobre o sindicato e a lembrança de fatos marcantes como, na época da ditadura, a morte de Vladimir Herzog e o início do movimento contra a censura. De acordo com Guto Camargo, nos último dez anos houve uma mudança no mercado de trabalho. “Baseado em dados do Ministério do Trabalho, percebemos um aumento de profissionais que trabalham em assessoria de imprensa. O cargo de professor de jornalismo também é relativamente novo”, diz ele.

Os sindicalistas destacaram a importância da organização da classe para um movimento na luta pela regulamentação da profissão. “A Fenaj está empenhada nesse movimento pela criação do Conselho Federal dos Jornalistas, que regulamentaria os profissionais, atribuindo a eles a responsabilidade pela informação que é transmitida para a sociedade e também pela exigência do diploma de jornalista”, informa o presidente do órgão, Sérgio Murilo.

Guto Camargo citou exemplos de outras categorias que contam com órgãos reguladores como o CRM (Conselho Regional de Medicina), CRF (Conselho Regional de Farmácia), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outros.

O estágio foi outro ponto colocado em discussão. “O estágio é um instrumento importante para os estudantes e, desde que seja feito como um aperfeiçoamento, não se trata de um empecilho”, finaliza o presidente da Fenaj.

Além de alunos e profissionais da área, acompanharam a palestra o diretor da Facopp, Gilson Catussi, e os professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem