CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

HU homenageia enfermeiros

Dia do Enfermeiro (12) será comemorado com lanche especial e manhã de confraternização no Hospital Universitário


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de imprensa do HU HU homenageia enfermeiros
Só no Brasil são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem que somam mais de 900 mil profissionais em todo o país




No dia 12 de maio é comemorado em todo o mundo o Dia do Enfermeiro. Para celebrar a data, a Gerência de Enfermagem do HU (Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”) fará uma homenagem aos enfermeiros e auxiliares de enfermagem da instituição nos dias 10 e 11 deste mês. Na programação, estão incluídos um lanche da tarde que será servido no refeitório entre 15h e 16h30 do dia 10, além de uma manhã de confraternização para os enfermeiros no dia 11, a partir das 8h30 no anfiteatro do HU.

De acordo com a enfermeira-chefe Solange Martins Piedade da Silva, o Dia do Enfermeiro se estende também aos auxiliares de enfermagem, que têm importância fundamental no contexto hospitalar. O objetivo da comemoração, segundo Solange, é fazer com que cada profissional reflita sobre sua função de “cuidador” de vidas.

“Na correria do dia a dia, não refletimos sobre o valor do cuidado que dedicamos ao paciente. É uma relação muito profunda que estabelecemos com o doente, algo que não tem preço. Muitos associam o fato de estarem vivos à nossa atuação. E, de fato, se o paciente está vivo é porque a mão da enfermagem esteve sobre ele”, ressalta Solange.

A gerente de enfermagem também falou sobre a importância de se comemorar datas como essa, que fazem parte da Política Nacional de Humanização do SUS, o HumanizaSUS, e que têm como meta valorizar o profissional no seu ambiente de trabalho:

“É uma forma de estimular nossos funcionários, mostrar a eles a sua importância dentro da instituição. É importante dizer que o dia 12 de maio não é só o Dia do Enfermeiro, mas de toda uma equipe, e aí estão incluídos os auxiliares de enfermagem. Um bom trabalho só funciona se todos estiverem juntos, afinados na mesma sintonia”, informa.

Só no Brasil são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem que somam mais de 900 mil profissionais em todo o país. Além do dia do enfermeiro, comemora-se, entre 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, para homenagear duas importantes personagens da história da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Nery, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

História - O Dia do Enfermeiro foi instituído no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1938, para homenagear o nascimento da enfermeira Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Nascida em Florença, na Itália, Florence iniciou seus estudos na área somente aos 31 anos, pois sua família era contra a profissão. Atuou como enfermeira na Guerra da Criméia, no sul da Rússia, entre 1854 e1856, ao lado de 38 voluntárias. Bastou que chegasse às enfermarias para que o índice de mortalidade entre os hospitalizados baixasse de 40% para 2%.

No Brasil, a baiana Ana Justina Ferreira, ou Ana Néri, tem um significado especial para os profissionais de enfermagem. Pioneira da profissão em nosso país, ela rompeu os preconceitos de sua época que não permitiam à mulher trabalhar fora de casa.

Em 1814, colocou-se à disposição para cuidar dos feridos na Guerra do Paraguai (1864-1870), depois que seus dois filhos foram convocados. A primeira escola de enfermagem brasileira recebeu o nome de Ana, que faleceu em 1880.

































Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem