CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Parceria promove trabalho de estética da voz

Atividade faz parte da grade curricular do curso de Fonoaudiologia e auxilia alunos da Facopp através de atendimentos clínicos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Parceria promove trabalho de estética da voz
Trabalho de estética da voz está diretamente vinculado ao campo de atuação profissional dos futuros comunicadores




Através de uma parceria entre a Faculdade de Comunicação Social (Facopp) e a Faculdade de Fonoaudiologia da Unoeste foi implantado, a partir deste ano, um trabalho de estética da voz.

De acordo com a diretora da Fonoaudiologia, Dra. Maria Cristina Alves Corazza, a atividade faz parte da grade curricular do curso e permite aos alunos atenderem pessoas que têm bom aspecto vocal o que difere dos atendimentos eventuais que envolvem patologias.

“Para este trabalho, reservamos os alunos do último ano de Fonoaudiologia que, em dupla, atendem grupos de quatro e cinco acadêmicos da Facopp, do 6º e 7º termos de Jornalismo e Publicidade”, explica Corazza.

A professora responsável pela disciplina de Voz e Estética, Flávia Yuri Shimizu, informa que as atividades são desenvolvidas na Clínica Escola –campus I – mas é possível que haja visitas aos laboratórios de Comunicação Social para que obtenham um acompanhamento dentro do ambiente de trabalho dos futuros profissionais avaliados.

“A dinâmica envolve atividades teórico-práticas que contam com histórico vocal, avaliação, mini-aula de como se produz a voz (anatomia, fisiologia, etc), noções de higiene vocal, aquecimento e desaquecimento vocal e técnicas de impostação de voz para o uso profissional”.

A diretora do curso de Fonoaudiologia destaca que os alunos estão motivados e interessados no desenvolvimento desta atividade curricular. “A primeira idéia que se tem da terapia fonoaudiológica é a de reabilitação, ou seja, devolver o que foi perdido ou o que foi alterado por alguma doença. Este estágio, porém, permite a prática da habilitação, ou seja, melhorar algo que já existe e possui uma certa qualidade. Trata-se de capacitação. É uma tendência atual, na Fonoaudiologia, mas que ainda está em fase de desenvolvimento nas cidades do interior”, completa Corazza.

Em relação aos alunos da Facopp, o trabalho de estética da voz está diretamente vinculado ao campo de atuação profissional dos futuros comunicadores. “Através da parceria, permitimos que os nossos alunos tenham a oportunidade de conhecerem suas potencialidades vocais e que passem a dominar o ato de fala. Que através dos atos perlocutórios desenvolvam o ato de fala articulado à performance, ou seja, exerçam um efeito decisivo sobre os ouvintes. Uma atividade curricular sem nenhum custo adicional para o aluno", conclui o diretor da Facopp, Gilson Catussi.

O trabalho, considerado inovador, é realizado aos sábados das 9h30 às 11h na Clínica Escola de Fonoaudiologia, sendo restrito aos acadêmicos autorizados por ambas as Coordenações dos cursos.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem