CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Universidade recebe artigos para Revistas Colloquium

Docentes e discentes de graduação e pós-graduação da Unoeste podem submeter seus trabalhos às Revistas Colloquium


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Universidade recebe artigos para Revistas Colloquium
Mais informações sobre as Revistas Colloquium Agrariae, Exactarum, Humanarum e Vitae na página da universidade na internet




A Coordenadoria de Pesquisa da Unoeste edita e publica desde 1996 a Revista Científica Colloquium. A partir de 2005 a Colloquium passou por profundas modificações que incluíram a subdivisão da Revista nas áreas de agrárias, exatas, humanas, biológicas e saúde. Dessa forma, existem agora as Revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae. O intuito é obter classificação pela Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal) e indexação em importantes bases de referências nacionais

A reestruturação foi promovida pela Coordenadoria de Pesquisa da Unoeste e pelos editores de áreas, os professores doutores Nelson Barbosa Machado Neto, Vagner Camarini Alves, Raimunda Abou Gebran, Antonio Fluminhan Júnior e Jair Rodrigues Garcia Junior. A Colloquium passou a ser publicada na forma online, fazendo parte do sistema Open Journal System e Open Access Research.

“Essa forma que disponibiliza todo o conteúdo da Revista (artigos na íntegra) permite que sejam lidos por mais pesquisadores, sejam também mais citados em outros artigos e contribuam para maior intercâmbio do conhecimento entre pesquisadores de diversos centros”, explica o professor doutor Jair Rodrigues Garcia Júnior.

A reestruturação proporcionou também que as Revistas Colloquium Humanarum e Agrariae fossem classificadas pela Capes na categoria de “Qualis C Nacional”, numa escala na qual as melhores revistas brasileiras são classificadas como “Qualis A Nacional”.

O professor Jair Rodrigues Garcia Júnior, um dos editores da Colloquium Vitae, explica que essa classificação equivale a um atestado de qualidade para as revistas e, conseqüentemente, para os artigos nelas publicados. “Entre os vários itens analisados pela Capes para classificação estão a existência de um Conselho Editorial qualificado, de normas para submissão dos artigos, a adoção do método de revisão por pares (peer review) e a manutenção da periodicidade de publicação”, completa.

Para os autores, a publicação de um artigo numa revista com essa classificação significa um incremento no próprio currículo e também contribuição para produção científica do programa de pós-graduação, da faculdade e da universidade da qual fazem parte.

Dessa forma, a editora-chefe da Colloquium, professora doutora Maria Regina Clivati Capelo e os editores de áreas, convidam os docentes e discentes de graduação e pós-graduação a submeterem seus trabalhos de pesquisa, de iniciação científica e de conclusão de curso na forma de artigos para a Colloquium. O conteúdo, assim como as normas para autores, encontram-se disponíveis na página da Unoeste na internet.

“A Colloquium tem caráter institucional, por isto, sua publicação deve ser fortalecida cada vez mais, a fim de obtermos a indexação no Scielo, que é uma garantia de qualidade que todas as revistas almejam. Para tanto devemos atender a uma série de requisitos, tais como periodicidade de publicação, quantidade de artigos e ineditismo, entre outras exigências que supõem o esforço coletivo da comunidade acadêmica. Existe ainda a possibilidade de publicação de Revistas Colloquium temáticas, conforme as necessidades e especificidades das áreas. Por exemplo, a Colloquium Humanarum pode publicar números exclusivos sobre Educação, Turismo, Comunicação etc. Dessa forma estaremos fortalecendo e qualificando a produção científica da Unoeste”, conclui Capelo.

Serviço – Para mais informações acesse o site da universidade (//www.unoeste.br) no link “Revistas” (menu à esquerda) ou ainda entre em contato com a Coordenadoria de Pesquisa, no campus II. O telefone é (18) 3229-2077.







Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem