Alunos visitam feira internacional sobre pecuária de corte
Feicorte é principal vitrine do setor pecuário e oferece uma experiência ímpar para as graduações na área


Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e superior de tecnologia em Agronegócio da Unoeste, acompanhados pelos docentes Ana Cláudia Ambiel, Neimar Rotta Nagano, Paulo Claudeir Gomes da Silva e Inês Cristina Giometti, visitaram nesta terça-feira (14) em São Paulo, a 17ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2011). Considerada a maior ação indoor da cadeia pecuária de corte do mundo, se destaca como a principal vitrine do setor, referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços.
Neimar explica que o principal objetivo da atividade foi oferecer para estes cursos, que estão diretamente ligados à cadeia produtiva da carne, o contato com empresas, proprietários, empresários e produtores rurais. “No período da manhã os alunos participaram da Academia da Carne, circuito que apresentou palestras sobre manejos geral, reprodutivo, sanitário e também aspectos de mercado. Foi realizada ainda a Prática de Manejo Racional, onde os alunos vivenciaram o percurso em que o gado é submetido desde a contenção, embarque, transporte e desembarque no frigorífico, através de uma maneira que proporcione o bem-estar animal. Além disso, ocorreu a degustação das diferentes qualidades da carne, quando o boi é submetido a vários manejos”.
O docente revela que a visita representou uma extensão do aprendizado em sala de aula. “Conhecer todos os segmentos da cadeia produtiva da carne, além de observar as novas tecnologias e tendências de mercado, são procedimentos únicos que contribuirão diretamente para a formação acadêmica”.
Lara do Amaral Silva cursa o 6º termo de Zootecnia. Ela conta que é a primeira vez que participa de um evento deste porte. “A feira foi enriquecedora, pois adicionou ao meu currículo técnicas que poderei aplicar profissionalmente, além disso, conheci muitos segmentos da pecuária de corte que podem ser desenvolvidos pelo zootecnista”.
Para Felipe Franco Nascimento, do 3º termo de Medicina Veterinária, a experiência trouxe informações sobre os gados que hoje são mais valorizados no mercado. “Tivemos contato primordial de como ocorre o julgamento de gado através de um juiz americano que avaliou os animais presentes. Ele observou as características e atribuiu conceitos que valorizou os aspectos genéticos que oferecem maior representatividade no desempenho do animal”.
Guilherme Augusto Oliveira Valeiro, que cursa o 3º termo do superior de tecnologia em Agronegócio, salienta que a Universidade possibilita constantemente atividades que vão além da sala de aula. “Mesmo realizando um curso noturno, tenho opções diferenciadas para aquisição de conhecimentos. A Feicorte foi um evento muito interessante, pois através da ampla infraestrutura, apresentou detalhes interessantes da cadeia produtiva, perspectivas de mercado, trabalhos sobre sementes, tecnologia dos frigoríficos e apresentação de outras culturas como ovinos e caprinos”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste