CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professoras integram mesa redonda em congresso de Psicologia

Regina Gioconda de Andrade e Camélia Santina Murgo Mansão estiveram na cidade de Bento Gonçalves (RS) na última semana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Professoras integram mesa redonda em congresso de Psicologia
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica teve a participação da Unoeste
Foto: Cedida Professoras integram mesa redonda em congresso de Psicologia
Mesa redonda “Avaliação de Interesses e Autoeficácia em Orientação Profissional: Perspectivas de novos instrumentos”


A diretora do curso de Psicologia da Unoeste, Regina Gioconda de Andrade e a docente da graduação, Camélia Santina Murgo Mansão participaram, na última semana, do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, na cidade de Bento Gonçalves (RS). As professoras fizeram parte da mesa redonda “Avaliação de Interesses e Autoeficácia em Orientação Profissional: Perspectivas de novos instrumentos”.

De acordo com Regina, a mesa redonda foi formada por docentes pesquisadores da Unoeste e da Universidade São Francisco, de Itatiba (SP) e todos integrantes concluíram ou estão em processo de conclusão de cursos de pós-graduação Stricto Sensu. “Eu apresentei dados referentes a minha pesquisa no doutorado que abordou a construção de uma escala de preferências por objetos ocupacionais (EPOOc). A professora Camélia, que foi a coordenadora da mesa, fez a exposição de um estudo que vem desenvolvendo em seu pós-doutorado sobre a construção e validação do teste de interesse denominado Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATPH). Já os participantes Fernanda Ottati e Rodolfo Mateo Ambiel, docentes da Universidade de São Francisco, falaram sobre as correlações entre dois testes de interesses profissionais (ATPH e BBT-BR) e os perfis de personalidade e interesses profissionais de pessoas com altos escores na escala de autoeficácia para escolha profissional”, explica a diretora.

Camélia salienta que o Conselho Federal de Psicologia escolheu 2011 como o ano da Avaliação Psicológica e que esta área está em constante atualização pelo seu constante crescimento na área. “É importante para nós, docentes, o contato com informações atualizadas, pois isso reflete principalmente no aprendizado do corpo discente. Dessa maneira, incentivamos constantemente os professores a participarem de eventos científicos, como foi o Congresso de Avaliação Psicológica”.

A professora destaca ainda que a participação no evento proporcionou um importante momento de conexão com outros grupos de pesquisa na área de Avaliação Psicológica. “A troca de experiências contribui para o fortalecimento dos trabalhos no curso de Psicologia da Unoeste, que oferece um serviço de atendimento à comunidade em Orientação Profissional na Clínica Escola e especialização em Psicologia no Trânsito, atividades nas quais a utilização dos testes psicológicos é fundamental”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem