Biblioteca Virtual Pearson estimula aluno a consultar livros
Inicialmente são disponibilizados 1,5 mil títulos e o uso pode ser feito a qualquer momento com a possibilidade de cópia

A Pearson Education Brasil – editora multinacional de origem britânica originária de um grupo fundado em 1844 – é parceira da Unoeste na instalação e manutenção da Biblioteca Virtual Pearson. A empresa, que atua em mais de 60 países e possui mais de 30 mil funcionários, dos quais 1,2 mil no Brasil, proporciona nestes três primeiros dias úteis de abril treinamento para alunos de sete cursos, coordenadores, professores e funcionários da universidade.
O representante do departamento de Marketing da editora, Edson Carvalho, veio de Ribeirão Preto para Presidente Prudente ministrar os treinamentos na segunda, terça e quarta-feira desta semana. O atendimento é feito em diferentes horários, para diferentes turmas, no campus I e no campus II. Carvalho ensina como utilizar a biblioteca com acervo de 1,5 mil livros de 40 diferentes áreas do conhecimento.
Além da Pearson, existem editoras coligadas ao projeto biblioteca virtual, entre as quais estão a Contexto, Ática, Papirus e Companhia da Letras. São vários os recursos de utilização da plataforma ora disponibilizada na Unoeste e um dos pontos fortes é a acessibilidade. É possível cópias de até 50% das páginas de um livro, com o preço de cinco centavos por página. Serviço que contempla o direito autoral. “A impressão sai a custo menor e com mais qualidade que cópia de copiadora”, garantiu Carvalho.
Durante a leitura, o usuário pode utilizar recurso que possibilita anotações. Na impressão, as anotações feitas pelos leitores aparecem no rodapé da página. Salvas, as anotações podem ser compartilhadas. Outra possibilidade é a de que o usuário pode montar uma biblioteca a parte, somente com seus livros favoritos. A Pearson oferece uma gama de opções. Durante a leitura, em que o livro é folheado página por página, é possível ampliar textos e imagens.
A economista Edilene Takenaka, que leciona nos cursos de Administração e Gestão Comercial, recebeu a biblioteca virtual como um ganho significativo para o processo de ensino-aprendizagem. “No primeiro treinamento em que acompanhei os alunos, um deles me disse que agora não há mais desculpa para não ler. Acabou a situação dos que deixavam para a última hora e não mais encontravam o livro na biblioteca tradicional”, comentou.
Para a professora, outro ganho será a utilização da biblioteca virtual em sala de aula. “Os alunos poderão acompanhar o professor e o livro ao mesmo tempo. Assim, ampliarão suas possibilidades de perguntas. Haverá maior interação. A aula fica mais produtiva quando o aluno não se limita a ficar escutando”, avaliou.
A coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste, Regina Liberati Silingovschi, também comemora a conquista e acompanhou o treinamento nesta terça-feira nas companhias das também bibliotecárias Jakeline Ortega, que responde pela Unidade 3 – no campus II, e Adriana Matinez, da Unidade 2 – no Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.
Os treinamentos começaram na segunda-feira à noite, prosseguem nesta terça-feira em três períodos e terminará na quarta-feira das 8h30 às 9h30 no Teatro Universitário César Cava, com o plantão de dúvidas até o meio dia. A utilização inicial é para alunos dos cursos de Administração, Pedagogia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Sistemas para Internet (Web) e Gestão da Tecnologia da Informação.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste