Atendimento ao idoso eleva importância da Caravana da Saúde
Etapa do projeto levada à Vila Santa Helena representa grande oportunidade para centenas de antigos moradores


A Caravana da Saúde esteve sábado (28) na Vila Santa Helena, bairro antigo, próximo ao centro da cidade e com população predominantemente idosa. Fato que elevou a importância do projeto de ação comunitária, observado pelo torneiro mecânico João da Mata Zuquerato dos Santos que há mais de 30 anos mora no local. “O idoso que tem filho na cidade, tem quem o leva ao médico. Quem não tem, precisa se virar sozinho. É mais complicado. Assim, a Caravana representa grande oportunidade”, disse Santos para evidenciar o valor do projeto ofertado pela Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) em parceria com a Unoeste, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com o apoio do Instituto Paulo Ribeiro.
A supervisora administrativa da Acipp, Maria Eugênia Leandro, conta que pela primeira vez em cinco anos do projeto foi realizada uma etapa na Vila Santa Helena. Pelo menos 200 pessoas se beneficiaram com os serviços. Foram 1.588 atendimentos. “Em outros bairros mais novos, quando chegamos, demora um pouco para as pessoas virem. As crianças chegam primeiro e em grande número. Aqui, marcamos para às 8h, chegamos às 7h e já tinham idosos esperando. As crianças vieram depois e foram poucas”, diz. Outro fato diferente na 28ª edição do projeto foi a atuação da Pastoral da Saúde da Paróquia de São José.
As paroquianas ficaram na porta do salão cedido pela igreja e orientavam a cada um que chegava sobre os serviços prestados. É o caso da ministra da eucaristia Luzia Catina de Souza, há 12 anos na pastoral que visita doentes em suas casas e faz orações. Além do espaço interno, houve a interdição no trânsito da rua Rui Barbosa, em frente ao salão, no trecho entre as ruas Maria Aparecida e Hugo Mielle, para o ônibus do Hospital Regional do Câncer, cama elástica e barraca da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp), utilizada para as crianças fazerem desenhos, pinturas e outras atividades.
No salão, alunos e professores de outros nove cursos prestaram dezenas de serviços. A Farmácia ofereceu teste de glicemia capilar. A Fisioterapia proporcionou orientação sobre atividades físicas como combate ao sedentarismo e prevenção à obesidade, hipertensão e diabetes. A Medicina atendeu com acuidade visual, dermatologia, cardiologia e urologia. A Odontologia com prevenção do câncer bucal e orientação sobre higiene. A Fonoaudiologia com cuidados com a fala, voz e perda auditiva. A Nutrição com orientação nutricional e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC). A Enfermagem com aferição da pressão arterial. A Estética com massagem facial, higienização da pele e aplicação do protetor solar. A Agronomia com mudas de plantas medicinais.
Entre os professores esteve Renata Augusta Beloni Digiovani, da Fisioterapia, que avaliou mais uma oportunidade de proporcionar ao aluno vivências enriquecedoras, numa atividade que vai além da orientação, ao promover a prevenção. O estudante do 1º termo de Odontologia, Renan Mosses, participou pela primeira vez. “É muito bom enquanto atividade prática, mas o melhor é a satisfação que a gente sente em poder servir ao próximo”. A 29ª edição da Caravana da Saúde será no dia 26 deste mês, no bairro São Pedro, conforme anuncia a equipe da Proext: Rosangela Cristóvão, Darci Galbiati, Rita Rambaldo e Décio Gomes de Oliveira, juntamente com a Pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira de Lima.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste