CI qualifica 21 projetos para bolsas de iniciação científica
Comitê Institucional defere inscrições para interessados em concorrer a dez ofertas do PIBIC/CNPq/Unoeste

Foram 23 manifestações de interesse a partir da publicação do edital de inscrições no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mantido pela Unoeste. Nesta semana ocorreu a pré-análise dos projetos e 21 obtiveram as inscrições deferidas pelo Comitê Institucional (CI), presidido pelo doutor Gustavo Maia Souza. Os inscritos concorrem a dez bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As bolsas serão distribuídas por áreas do conhecimento, em função da demanda e proporcionalmente aos números de projetos apresentados. São 11 projetos na área de Agrárias para 5 bolsas; 4 em Ciências Biológicas para 2; 3 em Sociais Aplicadas para 1; e 3 em Exatas e Engenharias para 1 bolsa. Assim, resta 1 bolsa que caberá ao candidato com melhor pontuação geral.
A versão 2012/2013 ampliou a democracia ao contemplar todas as áreas e aumentou a representatividade dentro da Unoeste. As bolsas disputadas dependem da renovação de cota solicitada junto ao CNPq. “Portanto, ainda estamos na dependência da aprovação”, explica Souza e conta que houve o pedido de ampliação da cota, de dez para 15. Em caso de aprovação, pode ser garantida a permanência de dez ou a elevação para 15, assim as outras cinco também serão distribuídas proporcionalmente.
O CNPq dará resposta no final de julho. O processo de seleção dos 21 projetos deferidos prossegue e o resultado final será no começo de agosto. De imediato, os projetos científicos foram encaminhados para os pareceristas avaliarem e atribuírem pontuação, enquanto o CI faz a análise de currículo. A classificação geral, que implicará no resultado final, será do Comitê Externo, formado por professores de diferentes áreas e convidados junto a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Presidente Prudente e Botucatu.
Sobre os 21 projetos deferidos a comunicação é feita aos 17 orientadores pelo CI formado pelos doutores Gustavo Maia Souza, Jair Rodrigues Garcia Júnior, Marcelo George Mungai Chacur, Caroline Kraus Luvizotto, Gisele Alborghetti Nai e Renata Medici Frayane Cuba.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste