Facopp prepara mais uma edição do prêmio Top of Mind
Pelo quarto ano seguido, evento promovido pela Faculdade de Comunicação Social premiará as 42 marcas mais lembradas pela população

O Top of Mind Facopp, pesquisa anual de opinião responsável por revelar as 42 marcas mais lembradas pela população de Presidente Prudente, está em fase de finalização para a premiação que acontecerá no próximo dia 6 de junho. O trabalho é organizado pela Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste.
Para a coordenadora do curso de Publicidade da Facopp, Larissa Trindade, o evento tem um lado acadêmico importante e também mostra a força da comunicação e a importância do investimento em publicidade. “É um instrumento de formação para o aluno que entra em contato com a pesquisa científica, aplicada com metodologia e sistematizada e tabulada com rigor, e também é um serviço para a sociedade, já que mostra aos anunciantes como está a popularidade da sua marca.”
A pesquisa Top of Mind Facopp teve início em fevereiro deste ano com o treinamento dos aplicadores e posterior coleta de dados. De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Anderson Cirilo, cerca de 120 alunos, não apenas de Publicidade, mas também de Jornalismo, colaboraram nesta etapa. “Fizemos neste primeiro momento a aplicação de questionários procurou-se trabalhar em todas as regiões da cidade”, afirmou Cirilo. A escolha dos lugares pesquisados também considerou a realidade socioeconômica dos bairros. Nesta edição, todos os questionários foram enumerados, os aplicadores e entrevistados identificados. Tudo para garantir a seriedade do processo.
Esta metodologia é a mesma utilizada pelo projeto ‘Top of Mind’ da Folha de S. Paulo, promovido há mais de 20 anos. Nas perguntas, por exemplo, o aplicador dá quatro segundos para que o entrevistado responda qual a marca que lhe vem imediatamente à cabeça. O tempo curto é proposital. “A intenção é não dar tempo para a pessoa ser influenciada por diversas informações”, disse Cirilo.
Na fase atual, o material colhido passa pela revisão da tabulação, quando a partir da análise dos questionários é revelado o vencedor de cada uma das 42 categorias. “Estamos agora com as revisões dos dados dos vencedores em cada categoria e também preparando todo evento que acontecerá no próximo dia 6 de junho”, disse Trindade.
As categorias pesquisadas são: Marca em Geral, Água Mineral, Agência de Turismo, Academia de Ginástica, Loja de Carro Multimarca (Garagem de Carros), Concessionária de Carros, Bares, Restaurantes, Colégio Particular, Escola Infantil, Escola de Línguas, Escola de Informática, Faculdades e Universidades, Empresa de Ônibus Interurbano, Empresa de Ônibus Urbano, Farmácia ou Drogaria, Farmácia de Manipulação, Supermercado, Hipermercado, Floricultura, Fotografia, Joalheria ou Relojoaria, Hotel, Motel, Padaria/Panificadora, Papelaria, Loja de Roupas Esportivas, Loja de Calçados, Loja de Móveis, Gráfica, Loja de Material de Construção, Imobiliária, Loja de Tintas, Ótica, Posto de Combustível, Concessionária de Motos, Jornal Local, Revista Prudentina, Rádio AM, Rádio FM, Emissora de TV, Colunista Social.
Serviço – O Top of Mind Facopp é um projeto de pesquisa da Facopp e a cerimônia de anúncio das marcas mais lembradas pela população acontecerá no dia 6 de junho, no Teatro Universitário César Cava, campus I. O evento é aberto ao público.
Por Taís Nicoletti, da Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste