Hospital Veterinário recebe selo de qualidade laboratorial
Certificação da ControlLab integra Ensaio de Proficiência feito pelos laboratórios de Análises Clínicas, Parasitologia e Microbiologia


Uma ferramenta eficaz para determinação do desempenho da fase analítica de um laboratório é o Ensaio de Proficiência. Aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade, promove o profundo conhecimento dos processos de análise e garante a confiabilidade dos seus resultados.
A ControlLab é considerada a primeira empresa provedora de Ensaio de Proficiência da América Latina, reconhecida pelo College of American Pathologists (CAP), que tem como missão gerar a excelência na prática da medicina laboratorial e patológica. Atuante desde 1960 é líder mundial em programas de qualidade.
O Hospital Veterinário (HV) da Unoeste, localizado no campus II, busca através deste órgão, o Ensaio de Proficiência para os laboratórios de Análises Clínicas, Parasitologia e Microbiologia. Este procedimento é composto por várias etapas. Em uma das fases foi emitido para estes ambientes o Selo de Qualidade da ControlLab.
“Além de diagnosticar a qualidade técnica, esta avaliação é um pré-requisito de processo de acreditação e licitações, exigência para credenciamento junto às principais seguradoras de saúde e oferece um diferencial frente a outros locais que desenvolvem estas atividades”, explica a farmacêutica-bioquímica e responsável técnica pelos laboratórios do HV, Ana Maria Siqueira Silveira.
Ela diz que o selo revela o compromisso e a seriedade em que as análises são submetidas. “São realizados por mês uma média de 1,2 mil exames. Este número é expressivo, pois todos os animais atendidos pelo hospital passam por exames laboratoriais. Além disso, são avaliadas amostras enviadas por profissionais e clínicas particulares. Vale ressaltar, que esta certificação é muito relevante para os laudos emitidos no caso de seguradoras de cavalos”.
Cecília Laposy, docente do curso de Medicina Veterinária e do mestrado em Ciência Animal da Unoeste é a responsável pelas atividades acadêmicas desenvolvidas no laboratório de Análises Clínicas. Ela acredita que esta certificação, demonstra a confiabilidade dos serviços prestados na área. “O ambiente laboratorial oferece um amplo aprendizado para os universitários, pois através dele são aplicados muitos conceitos adquiridos em sala de aula”.
Ela acrescenta que no último ano da graduação, os alunos possuem na grade curricular, a disciplina de Apoio Diagnóstico. “Esta matéria permite a visualização e o acompanhamento prático de toda a rotina laboratorial, uma experiência significativa”.
O coordenador administrativo do HV, Bruno de Oliveira Lima Aneas, declara que são poucos locais que tem uma estrutura semelhante a da Unoeste. “Este hospital é referência em diferentes aspectos. O setor laboratorial é um deles e através do Selo de Qualidade, consolidamos o prestígio dos serviços que são prestados à comunidade”.
Além de Laposy, Vamilton Álvares Santarém e Haroldo Alberti são os docentes responsáveis pelo Laboratório de Parasitologia e o professor Rogério Giuffrida pelo Laboratório de Microbiologia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste