CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Intercambiários sul-coreanos trocam experiências acadêmicas

Grupo de Estudos apoiado pelo Rotary Internacional realiza dia de convivência com professores da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Intercambiários sul-coreanos trocam experiências acadêmicas
Visita dos sul-coreanos começou pelo campus I da Unoeste, onde foram recepcionados por representantes da Reitoria
Foto: Matheus Teixeira Intercambiários sul-coreanos trocam experiências acadêmicas
Momento em que conheceram uma das unidades de informação da Rede de Bibliotecas
Foto: João Paulo Barbosa Intercambiários sul-coreanos trocam experiências acadêmicas
Chegada da comitiva sul-coreana de intercambiários ao campus II


O Distrito 4510 do Rotary Internacional recebe em Presidente Prudente quatro sul-coreanos Intercambiários do Grupo de Estudos (IGE). Como parte do programa de visitas técnicas desta terça-feira (22), passaram o período da manhã e o começo da tarde na Unoeste. Conheceram os dois campi e o Santuário Morada de Deus. Trocaram experiências acadêmicas com professores de áreas afins as suas atividades profissionais. O líder do grupo Hyo-Sup Kim tem mestrado em horticultura pela Universidade de Illinois. Formado em teologia, Duk-Ho Choi é pastor da Igreja Batista. Com formações em linguística, Hyun-Mi Song – a única mulher do grupo – é professora secundária e Ji-Hoon Lee é professor do ensino elementar.

A visita na Unoeste começou pelo campus I, quando os sul-coreanos se encontram com o chancelar Agripino de Oliveira Lima Filho, o diretor da Faculdade de Medicina, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, e o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste. Acompanhados do assessor para Relações Interinstitucionais, Antonio Fluminhan Jr, da coordenadora do curso de Psicologia, Regina Gioconda de Andrade, e da interprete Mariana Peres, da Cultura Inglesa, os visitantes estiveram no campus II, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária, nos Laboratórios de Informática, nas unidades da Rede de Bibliotecas, nas Faculdades de Ciências Agrárias e de Comunicação, no curso de Psicologia, na Estação Experimental Agrícola e na área de criação de animais.

Os visitantes se mostraram encantados com a ampla estrutura da Unoeste e o conhecimento acadêmico dos professores com os quais conversaram, fizeram dezenas de perguntas e falaram de suas experiências profissionais e de vida. Na Rádio Facopp – emissora web da Faculdade de Comunicação – o líder mister Kim concedeu entrevista. Contou que chegaram ao Brasil no dia 11 deste mês e aqui permanecem até sábado desta semana. Passaram alguns dias em Foz do Iguaçu, Presidente Venceslau e Assis. Agora, de Prudente seguem para Marília. Disse que o grupo gostou muito do chanceler Agripino Lima. Diante da história cristã que ouviram dele, foram conhecer a obra religiosa, o Santuário Morada de Deus.

Do grupo, mister Kim é católico e os outros três são evangélicos. Entre alguns fatos curiosos, em decorrência de culturas diferentes, acharam muito doce as bolachas de chocolate e o bolo servido na coordenação do curso de Psicologia. Gostaram da tubaína. Em outros momentos se deliciaram com guaraná, frutas tropicais, banana frita, maçã do amor, bife frito e churrasco. Em Assis, deram para Lee uma camisa do Corinthians. A partir daí, o sul-coreano de cabelo espetado se intitulou corintiano.

Entre os assuntos tratados, o pastor Choi focou sua atenção na Clínica Escola de Psicologia, com a professora coordenadora Zilda Rodrigues. Constatou que alguns problemas do seu país são os mesmos do Brasil, como a depressão em adultos e as disfunções familiares que fazem crescer o número de divórcios. Choi é de Suwan-city, foi assistente de uma igreja com 400 membros e três semanas antes de viajar para o Brasil começou a pastorear uma nova igreja com 20 pessoas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem