Jornada de Engenharia Ambiental reafirma valor da profissão
Todas as palestras são com profissionais da área e os assuntos remetem às oportunidades no mercado de trabalho

A Jornada de Engenharia Ambiental 2012 ocorrerá na próxima semana, de segunda (7) a quinta-feira (10). Toda programação foi montada para reafirmar o valor dessa profissão que está em alta por conta da sustentabilidade global. Outra proposta é possibilitar aos alunos que enxerguem amplamente as oportunidades do mercado de trabalho. Por conta disso, todos os palestrantes são engenheiros ambientais. Os assuntos a serem expostos contemplam a triangulação profissão, mercado e oportunidades. É o que anuncia o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Unoeste, Ivan Salomão Liboni.
A organização se encaixa no tríplice oferecimento de conteúdo do evento e conta com o envolvimento de coordenação, professores e alunos. Formou-se uma comissão presente em todas as etapas, com o desenvolvimento conjunto em múltiplas ações, incluindo planejamento, organização e realização. Além de Liboni estão envolvidas as professoras Leila Maria Couto Esturaro, Isabela Marega Rigolin e Leila Maria Sotocorno e Silva. Os alunos são: Rodrigo Coladello, Maiara Faita, Lorrayne Mendes Marques, Marina Ramos Furlan Solina, Camila Dias Pinaffi, Carolina Guarizi Sanches Oliveira e Carlos Eduardo Rodrigues Bargulha.
Serão ofertados três minicursos, cinco palestras e a conferência de abertura. Na segunda-feira (7) a abertura será às 13h30 com o tema empreendedorismo abordado pela professora mestre Fernanda Yumi Tsujiguchi, gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp). Na terça-feira (8), das 8h às 11h, será ofertado para alunos do 5º ao 8º termo, o minicurso Resíduos Sólidos: Projetos Desenvolvidos na FCT/Unesp, pela professora doutora Maria Cristina Rizk, da Faculdade de Ciência e Tecnologia. No mesmo dia, a partir das 13h30 a engenheira ambiental Cláudia Varnier, do Instituto Geológico de São Paulo, falará sobre a contaminação com nitrato dos recursos hídricos de Presidente Prudente.
Na quarta-feira (9), as atividades começarão às 8h com o minicurso Limnologia para alunos do 1º ao 4º termo, conduzido pela doutora Renata Ribeiro, da FCT/Unesp. A primeira de duas palestras da tarde será às 13h30, quando o engenheiro ambiental da Caiuá Distribuição de Energia S/A, Lucas Teixeira Pereira, discorrerá sobre a atuação do profissional dessa área em rede de energia elétrica. Às 15h30, a engenheira ambiental Jacqueline Souza, da Usina Atena em Martinópolis, abordará o tema usina sucroalcooleira.
No último dia, na quinta-feira (10), às 8h, o minicurso Levantamento Topográfico – GPS será ministrado pelo professor mestre José Gustavo Vieira, da Unoeste. Às 13h30 o engenheiro ambiental Lincoln Rocha falará sobre drenagem urbana. O encerramento será com a palestra da engenheira ambiental Ana Correia de Oliveira, com foco em pós-graduação. A programação será desenvolvida no auditório do Edifício Almir Lima de Castro, conhecido como antigo prédio das agrárias e onde atualmente funciona o Núcleo de Educação a Distância (Nead), no campus II da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste