Mutirão do Lixo Eletrônico inova com tecnologia de ponta
Novidade da 5ª edição do megaevento será o Papa-Lâmpadas procedente de Chapecó, no Estado de Santa Catarina

O 5º Mutirão do Lixo Eletrônico apresenta novidade. Desta vez receberá lâmpadas fluorescentes. A trituração desse material altamente poluente será feita na hora. Haverá a utilização de tecnologia de ponta. O Papa-Lâmpadas ampliará os serviços do megaevento programado para o sábado, dia 2 de junho, no Parque do Povo, das 8h às 17h. Já na sexta-feira desta semana, o moderno sistema deverá ser apresentado à imprensa de Presidente Prudente no dia 1º de junho. Será durante ação de demonstração, em local e horário a serem definidos.
O Papa-Lâmpadas resulta de parceria que acaba de ser fechada com a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, Industriais e Comerciais de Chapecó (Cetric), de Santa Catarina. É o segundo novo parceiro deste ano, sendo que recentemente a Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) entrou no rol de apoiadores ao iniciar a formalização de aliada da Unoeste em várias realizações, através da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). O mutirão é realizado desde 2009 entre Unoeste e Prefeitura, por intermédio da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) e da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação.
No segmento socioambiental outro envolvimento é a Oxil Manufatura Reserva a Gerenciamento de Resíduos, da cidade de Paulínia, na região de Campinas (SP). É a empresa que recebe o lixo eletrônico e dá a ele a destinação correta. A Oxil é certificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autorizada pelo Ministério do Meio Ambiente e com ISO Internacional, por seguir padrões do Sistema de Gestão Ambiental. Das 180 toneladas coletadas em quatro mutirões, a Oxil recebeu 150 toneladas, já que na primeira edição, quando foram arrecadadas 30 toneladas, ainda não havia a parceria.
O professor da Fipp e secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Alessi, anuncia a Cetric como um grande ganho. No site da empresa catarinense o Papa-Lâmpadas é apresentado como o melhor aparelho de descontaminação ecológica do mercado, exaustivamente testado e aprovado pela funcionalidade, segurança e qualidade do processo de filtragem e acondicionamento de partículas e elementos químicos resultantes da trituração. Os equipamentos estão instalados num caminhão, estilizado como Papa-Lâmpadas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste