CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Tradição e qualidade: características dos cursos de Agrárias

Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste desenvolve atividades interdisciplinares e proporciona a formação continuada


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Tradição e qualidade: características dos cursos de Agrárias
Cursos da área permitem aos alunos formação prática diferenciada
Foto: Gabriela Oliveira Tradição e qualidade: características dos cursos de Agrárias
Pós-graduação stricto e lato sensu incentiva o desenvolvimento de pesquisas


Interdisciplinaridade e formação continuada desenvolvida através da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Estes são os objetivos que fundamentam a Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste (Facapp), que é formada pelos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, além dos superiores de tecnologia em Agronegócio e Produção Sucroalcooleira. Com 25 anos de existência, a área também é destaque na pós-graduação, com a oferta de um doutorado, dois mestrados e oito especializações, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

De acordo com a coordenadora de Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel, o trabalho realizado de forma unificada, fortalece e amplia as metas. “É importante lembrar que cada curso possui perfil com identidade e matriz curricular específicas. A partir do momento em que são desenvolvidas atividades como dia de campo, palestras e simpósios, que agregam diferentes áreas, os acadêmicos têm a oportunidade de ampliar os conhecimentos e manter contato com outras profissões”.

Ela observa que a região de Presidente Prudente tem um mercado de agronegócio muito forte, gerando demanda por profissionais qualificados. “A interdisciplinaridade permite aos alunos verificar as opções de trabalho, que podem ser adquiridas com mais facilidade através de um preparo diferenciado recebido com a pós-graduação”.

Ambiel revela que a área de Agrárias conta com várias especializações, como a primeira em Produção Intensiva em Bovinocultura de Corte, oferecida pela Zootecnia e que se encontra com as inscrições abertas. “Em nossa região a pecuária de corte é predominante, por isso, visamos formar e capacitar pessoas na produção intensiva deste tipo de carne, através de uma abordagem técnica, científica e econômica sobre todas as variáveis envolvidas no sistema de produção de bovinos de corte e seus aspectos interligados ao agronegócio”.

Para o coordenador de Agronomia, Carlos Sérgio Tiritan, a continuidade dos estudos é de grande relevância. “Não existe dúvida de que o mercado exige a qualificação, assim, além da formação obtida na graduação, os alunos buscam dar sequência aos estudos para a carreira”.

Ele declara que na agronomia, esta capacitação é proporcionada nos níveis stricto e lato sensu. “Nas especializações temos um grande número de ex-alunos da Facapp e no mestrado e doutorado a quantidade também é significativa”.

Tiritan lembra que as abordagens são escolhidas mediante os campos que se encontram em evidência. “Atualmente, a área de solos precisa de pessoas especializadas e observamos que a Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF) é a que requer trabalhadores capacitados e, por isso, disponibilizamos uma especialização no ramo”.

Edemar Moro, docente de Agronomia e responsável pela pós em iLPF salienta que esta temática aborda uma tecnologia que atende questões ambiental, sustentável e rentável. “O produtor ou pecuarista que adotar esta técnica vai potencializar o uso da sua área, pois desenvolverá três atividades distintas ao mesmo tempo, através da agricultura com a cultura de grãos, pecuária com a produção de carne e floresta com a extração de madeira”.

Moro destaca que a realização desta prática com eficácia, requer mão-de-obra qualificada. “O curso vai suprir a lacuna por profissionais, já que este trabalho ainda é pouco difundido no país. Acredito que através da parceria com a Embrapa, que há 20 anos desenvolve estudos nesta área, seremos uma das primeiras instituições do Brasil a oferecer uma especialização com este tema específico”.

O coordenador de Medicina Veterinária, Luiz Carlos Vianna diz que a graduação desenvolve especializações em Reprodução Animal, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, cursos estes que estão com as inscrições abertas, além do mestrado em Ciência Animal. “Estas ferramentas que atraem vários alunos, proporcionam um aprendizado significativo sobre a reprodução animal, medicina veterinária preventiva, clínica e terapêutica veterinária”. Cabe salientar que a “interdisciplinaridade mantida pela Facapp, permite o conhecimento da produção animal, desde a sua fase junto ao produtor, quanto às etapas de comercialização que englobam toda a cadeia produtiva do agronegócio”.

Formação em curto prazo – Pertencem a Facapp, os cursos superiores de tecnologia em Agronegócio, com duração de 6 semestres, e Produção Sucroalcooleira, com 5 semestres. Estas graduações são realizadas em um período menor e fornecem o embasamento necessário para a atuação no mercado e prosseguimento dos estudos na pós-graduação.

A coordenadora de Produção Sucroalcooleira, Angela Madalena Marchizelli Godinho frisa que são oferecidas inscrições para a especialização em Gestão de Produção e Qualidade da Cana-de-açúcar, desenvolvida em parceria com a Agronomia. “Este aprimoramento visa a formação e atualização relacionadas aos processos de produção agroindustrial em empresas do setor da Bioenergia em geral e a habilitação para o trabalho em todas as etapas da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro. Além disso, muitos dos nossos egressos desenvolvem pesquisas na área da cultura da cana e do processo industrial através do mestrado em Agronomia”, completa.

José Luís Astolphi, coordenador de Agronegócio declara que nesta graduação os egressos e alunos demostram interesse pelo prosseguimento nos estudos. “A área que desperta a atenção deste público é relacionada às cadeias produtivas, como a pós em Bovinocultura de Corte. Em breve também serão oferecidas especializações mais direcionadas”.

Ele relata ainda que, a interdisciplinaridade estabelecida na Facapp é primordial. “São momentos que permitem a integração acadêmica e, a partir de um curso superior em curto prazo, os alunos tem a possibilidade de melhorar a sua condição social com uma inserção no mercado através de mão-de-obra especializada”.

Concurso – A Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste lança um concurso para a criação de sua logomarca. Podem participar todos os alunos que integram as graduações da Facapp. O regulamento está disponível no espaço do aluno (Informações Acadêmicas) na página da Unoeste. Mais informações pelo telefone (18) 3229-3213.

Saiba mais – Clique nos links e informe-se sobre os cursos de pós-graduação que a Facapp oferece nas modalidades lato sensu: Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Fitoterapia, Higiene e Inspeção em Produtos Alimentícios, Gestão de Qualidade e Produção de Cana-de-açúcar, Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPf), Processamento de Alimentos, Reprodução de Bovinos e Equinos: Manejo Reprodutivo e Biotécnicas e Produção Intensiva em Bovinocultura de Corte e stricto sensu mestrado e doutorado em Agronomia e Mestrado em Ciência Animal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem