Unoeste propõe parceria com a Cart para ações comunitárias
Primeiro grande evento parcialmente fechado é o 5º Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente

A Unoeste – através da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) – propõe parceria com a Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) para realizar várias ações. Encontra-se em fase de apreciação a elaboração de acordo de cooperação técnica. Todavia, já está definido o envolvimento parcial da Cart no 5º Mutirão do Lixo Eletrônico, dia 2 de junho, um sábado, no Parque do Povo, das 8h às 17h. Realização socioambiental iniciada em 2009, juntamente com a Prefeitura e que virou referência no Brasil. Desde a primeira edição assinam o evento a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp).
O custo de estrutura está estimado em R$ 40 mil. Quase a metade está centrada na logística da destinação do material coletado para a Oxil Manufatura Reserva a Gerenciamento de Resíduos, no bairro da Cascata em Paulínia, na região de Campinas. Existe pedido para que a Cart viabilize quatro carretas graneleiras durante quatro dias, com os respectivos motoristas para no final da tarde de sexta-feira, para estarem estacionadas no Parque do Povo, e durante o sábado para receber o material coletado. No final da tarde seguirão a viagem de cerca de 600 quilômetros para Paulínia, onde passarão o domingo para aguardar o descarregamento na segunda-feira.
O coordenador de Meio Ambiente da Cart, Osnir Giacon se comprometeu parcialmente. Uma carreta está garantida. As outras três dependem das áreas de gerência da empresa que atua no Corredor Rodovia Raposo Tavares e que mantém seu Centro de Controle Operacional em Bauru. A Cart também já decidiu que entrará com a distribuição de mudas de árvores e infraestrutura de transportes, com veículos de apoio. Acompanhado da analista de desenvolvimento social Paula Nascimento, Giacon esteve reunido na manhã desta quinta-feira (3) com a Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, doutora Angelita de Almeida Oliveira Lima, juntamente com sua equipe de trabalho.
Participaram da reunião a coordenadora de Ações Culturais, Esportivas e Sociais, Afif Salim Sarquis Fazzano, os assessores de Integração Comunitária, Darci Galbiati e Rita Rambaldo, o assessor de Relações Interinstitucionais, doutor Antonio Fluminhan Jr, a assessora jurídica doutora Rachel Lopes Queiroz Chacur e o jornalista Homéro Ferreira. A Prefeitura esteve representada pelo secretário da Tecnologia da Informação, Rogério Alessi. Num primeiro momento, projetos de extensão foram apresentados em vídeos, incluindo o Mutirão de Lixo Eletrônico que envolve pelo menos 200 voluntários por edição, a maioria alunos da Fipp.
Nas quatro edições anteriores foram arrecadas quase 200 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos inservíveis. Em 26 de junho de 2009 foram mais de 30 toneladas. No dia 14 de novembro do mesmo ano, mais de 34 toneladas. Em 26 de junho de 2010 passou de 45 toneladas. No dia 11 de junho do ano passado 70 toneladas. A previsão para 2012 é de repetir a arrecadação do ano passado. A destinação pode ser feita por pessoas físicas. O peso máximo aceito é de 100 quilos por pessoa. A empresa que possuir resíduos eletrônicos em grande quantidade deve providenciar seu encaminhamento direto para reciclagem.
No entendimento entre Unoeste e Prefeitura, o Mutirão vai além da preocupação de evitar que computadores, celulares, baterias, pilhas, televisores, DVD, CD – entre outros – sejam descartados no meio do lixo doméstico ou industrial e ainda despejados em fundos de vale e até em áreas de preservação ambiental. Existe o compromisso de enviar o lixo para quem dê a destinação correta. A escolha da Oxil deve-se ao fato de ser uma empresa certifica pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autorizada pelo Ministério do Meio Ambiente e possuir ISO Internacional, por seguir padrões do Sistema de Gestão Ambiental.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste