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Uso de tecnologia na educação musical representa um problema

Professor tem dificuldade em lidar com novas ferramentas, ainda que contribuam para a formação das crianças


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Foto: João Paulo Barbosa Uso de tecnologia na educação musical representa um problema
Anelise: aprovada para receber o título de mestre
Foto: João Paulo Barbosa Uso de tecnologia na educação musical representa um problema
Banca examinadora: doutores Adriana, Raquel e Araújo
Foto: João Paulo Barbosa Uso de tecnologia na educação musical representa um problema
Anelise com os doutores Raquel, Adriana e Araújo


Em pesquisa do Programa de Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Anelise Lupoli Chamorro buscou compreender a percepção de professores sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da educação musical infantil. Descobriu que o uso da tecnologia representa um problema, em razão da dificuldade do educador em lidar com novas ferramentas, ainda que contribuam para a formação das crianças.

Mediante a apresentação da importância do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem, que abre caminho para os professores buscarem estratégias de ensino que possam auxiliar no aprendizado musical das crianças, a pesquisa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário de perfil social e entrevista semiestruturada com cinco professores de educação infantil de uma escola pública numa cidade do oeste paulista, na região de Presidente Prudente.

Também foi oferecida oficina de 30 horas, na qual a pesquisadora apresentou três Objetos de Aprendizagem (OA): Zorelha, Práticas Criativas na Web 2.0 e Gen Virtual, que foram manuseados pelos professores entrevistados. Em outro momento, foi realizada nova entrevista, baseada em roteiro semiestruturado, a fim de identificar possíveis mudanças na concepção sobre ensino e aprendizagem musical dos professores, depois de conhecerem os objetos de aprendizagem.

Com base nas respostas do questionário, das entrevistas e da observação durante a oficina, foram criadas as seguintes categorias de análise: ensino da música, uso da tecnologia e o uso dos OA no ensino da música. Assim, o estudo permitiu compreender sobre a preparação dos professores para o ensino de música nas escolas, sobre a utilização das novas tecnologias no ambiente escolar e qual a finalidade da ação pedagógica.

“Constatou-se que os professores apresentam dificuldades em lecionar música na escola porque não adquiriram conhecimento suficiente da matéria, que as TICs usadas como ferramenta de ensino contribuem para a formação das crianças, mas que os docentes desconheciam qualquer tipo de objeto educacional que possa ser utilizado com os alunos nas aulas e, ao conhecê-lo, por intermédio da oficina, apresentaram dificuldades de incorporá-lo no dia a dia escolar”, pontuou a autora da pesquisa.

Ao fazer a defesa pública da dissertação “A Educação Musical Infantil e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: Percepção dos Docentes”, nesta quarta-feira (3), Anelise recebeu a aprovação da banca examinadora, formada pelos doutores Raquel Rosan Christino Gitahy, na condição de orientadora, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, e Elson Luiz de Araújo, convidado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Paranaíba. Anelise foi aprovada para receber o título de mestre em Educação, pela Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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