CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

"Troquei" promove engajamento e ação para aprender fazendo

Comunidade acadêmica se envolve na organização e na ação que recebeu mais de 1,1 mil peças e 400 trocadores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa "Troquei" promove engajamento e ação para aprender fazendo
No momento da troca, os cuidados com o tamanho

O comprometimento com o consumo sustentável tem motivado o consumo consciente e colaborativo no segmento da moda, através da troca e de reuso. Essa prática mundial começa a ser implantada no oeste paulista com o objetivo de promover a cultura da economia compartilhada. Em um balanço da primeira edição do Projeto Troquei, na manhã desta segunda-feira (30), a professora Mariangela Barbosa Fazano Amendola disse que o evento foi além do esperado, especialmente pelo engajamento da comunidade acadêmica que compreendeu a abordagem filosófica e se comprometeu com ação vinculada ao processo de ensino e aprendizagem, pelo conceito de aprender fazendo.
 
O projeto começou a ser trabalhado em agosto, com desfecho na sexta-feira (27) na Torre de Cristal, no campus II da Unoeste. Foram expostas 1150 peças destinadas às trocas: roupas, calçados, bolsas e acessórios. Estima-se em cerca de 400 envolvidos nas trocas mediante cupons que receberam quando entregaram suas peças; no mínimo cinco e no máximo dez. Peças etiquetadas nas mesmas cores dos cupons, identificando a qualidade do produto a ser trocado conforme sua classificação: laranja regular, rosa bom, verde muito bom e azul excelente. O maior movimento ocorreu pela manhã e à noite foi menor a intensidade. Restaram entre 50 e 60 peças que serão destinadas para o Fundo Municipal de Solidariedade de Presidente Prudente.
 
A estudante do curso de Fotografia Jhenifer Rodrigues de Almeida entregou duas saias, uma calça, brincos e anéis. Trocou por peças idênticas e saiu satisfeita, pela questão da sustentabilidade, do desapego, da economia e do atendimento de costura que, na mesma hora, fez pences para ajustar as saias. A calça deu de presente para uma amiga e uma das saias já usou no final de semana e nesta segunda está com os anéis. Mariangela contou que os estudantes se envolveram até mais do que se esperava e que o projeto terá continuidade. Será anual, sempre no segundo semestre. Na organização foram 25 envolvidos, incluindo professores e alunos.
 
O curso principal foi o Design Gráfico, sendo que também contribuíram as graduações em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Publicidade, Fotografia, Design de Interiores e Jornalismo; e a pós-graduação por meio da especialização em Design de Moda: Gestão e Desenvolvimento de Produtos; responsável por customizar as peças, como ocorreu com as saias de Jhenifer. O projeto articulado com o ensino, inclusive com ideias para pesquisas na área do consumo sustentável, pregou a filosofia “seja mais, consuma menos”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem