CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste 45 anos transformando vidas por meio do conhecimento

São inúmeros os motivos para celebrar; o plano é continuar expandindo saberes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Unoeste Unoeste 45 anos transformando vidas por meio do conhecimento
Aula inaugural da maior universidade do oeste paulista, no dia 21 de outubro de 1972

O mês de outubro é de comemorações para a Unoeste. Em 1972, neste período, nascia uma das principais instituições de ensino superior do país. No último sábado (21), a universidade completou 45 anos de sua aula inaugural, com os cursos pioneiros de Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. Começou em solo prudentino e hoje também fortalece raízes em outras regiões – a universidade trabalha para a implantação de cursos nos municípios paulistas de Jaú e Guarujá, inicialmente com a graduação em Medicina. Motivo de orgulho para fundadores, gestores e toda a comunidade que fez e faz parte desse universo que transforma a vida de tantas pessoas por meio do conhecimento.

Também em outubro de 1972, outras duas datas marcaram a fundação da universidade. No dia 3, o decreto nº 71.190 autorizou a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste; e as atividades acadêmicas iniciaram logo no dia 16, provisoriamente no Colégio Cristo Rei. O início foi tímido, sem muitas expectativas para quem via de fora, mas para os idealizadores desse sonho, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, essas datas foram o impulso para a construção dessa grande história.

As três licenciaturas precursoras abriram caminhos para novas graduações ano a ano, e, em pouco tempo, contemplava todas as áreas do conhecimento – importante trunfo para toda a região. Ao debutar, em 1987, a Apec tornou-se mantenedora da maior universidade do oeste paulista. Hoje, são mais de 70 graduações, entre presenciais e a distância, além da pós-graduação com cursos lato e stricto sensu. São inúmeros os motivos para celebrar, e o plano é continuar expandindo saberes e chegar ao meio século com muito mais para contar.

Em 2017, ano que completa quatro décadas e meia de vida, a Unoeste é reconhecida nacionalmente entre as dez melhores universidades particulares do país e começa uma nova fase de expansão. Conquistas e reconhecimentos possíveis em razão do comprometimento na oferta de ensino, pesquisa e extensão de excelência, pois reconhece o papel fundamental que a educação tem na vida das pessoas. Ela é transformadora!

No resgate de seus 45 anos, a universidade orgulha-se das inúmeras histórias de sucesso que ajudou a construir; aliás, já formou mais de 90 mil profissionais para o Brasil e o mundo. E todo início de semestre reafirma o compromisso com cada aluno que adentra em seu universo para a realização de um novo sonho.

A relevância da Unoeste, nestes 45 anos, é ressaltada também pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Mário Coimbra. “A universidade tem a função institucional de mudar o território, de fazer a diferença. Isso também ocorre por meio de pesquisas, visando mudar fatores prejudiciais do local. Coloco a Unoeste como grande candelabro, que ilumina a comunidade, com a ciência e a energia do jovem profissional, pois quando esse estudante é estimulado a fazer algo pelo bem comum, ele não se cansa de trabalhar dia e noite para atingir esse objetivo. E a Unoeste está com os jovens nos bairros, nas comunidades carentes, com serviços essenciais promovendo a reinserção social, como uma grande parceira do governo”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem