CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste é representada em congresso de Clínica Médica no RS

Diretor do curso de Medicina, professores e aluna participaram do 55º Cobem com apresentação de trabalhos e oficina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste é representada em congresso de Clínica Médica no RS
Gabriel de Oliveira Lima Carapeba com os demais representantes da Unoeste no 55º Cobem, em Porto Alegre (RS)

O curso de Medicina esteve representado na 55ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica (Cobem), que foi realizado em Porto Alegre (RS), no último final de semana. O evento aconteceu no Centro de Convenção da Pontifícia Universidade Católica (PUC), na capital gaúcha, e teve como tema principal a “Formação médica: Educação, política e atenção à saúde”. Além do diretor da graduação da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, estiveram presentes docentes e uma acadêmica, que apresentaram trabalhos e oficina.

O Cobem, considerado o maior evento anual promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), é conhecido por ir além das discussões sobre o ensino da medicina, já que permite troca de experiências que visam o avanço da área no país. “O curso de Medicina participa do Cobem há várias edições, sempre com apresentação de trabalhos e oferta de oficinas. Este congresso é um espaço rico de aprendizagem, com temas inovadores e foco nos desafios presentes e expectativas do futuro”, segundo a coordenadora do Núcleo de Avaliação da Medicina da Unoeste, Gisela Nunes Gea.

Para ela, o tema proposto para o Cobem deste ano, que destaca a educação, a política e a atenção à saúde, são três aspectos muito importantes para a formação médica. “A educação é o alicerce de toda e qualquer ação dentro de uma escola de medicina. Os professores devem buscar conhecer os processos de ensino-aprendizagem para que orientem os estudantes no acesso ao conhecimento e à autonomia para tornarem-se profissionais competentes”, salienta.

Sobre a política, Gisela explica que orienta os rumos para a formação profissional e deve sim ser discutida e praticada dentro dos ditames da ética e do respeito às divergências próprias da democracia. “Sobre a atenção à saúde, objeto final da formação médica, deve ser pensada, antes de tudo, para o cuidado das pessoas que buscam conforto e serenidade. Todas as discussões acerca destes assuntos nos mostrou que este evento tem destaque na capacitação permanente e fez com que todos os participantes voltassem motivados para enfrentar os desafios e mudanças tratadas para a educação médica”, diz.

Dentre os temas expostos no congresso pelos representantes da Unoeste através de apresentações orais e em formato de pôsteres estavam: Plano Terapêutico Singular, instrumento desenvolvido na universidade; Saúde Mental; Atividade Como Eu Faço, sobre o Núcleo de Avaliação; e Semana Integradora. Além disso, foi ministrada uma oficina de oito horas sobre construção de questões e instrumentos de avaliação seguindo a Taxonomia de Bloom pelas professoras Maria Inês Meira Dolfini e Telma Reginato Martins.

Além das docentes citadas anteriormente e do diretor do curso, estiveram presentes no congresso os seguintes professores da Unoeste: Ilza Martha de Souza, Ana Tereza Maia de Araújo, Celeste Baptista, Ilse de Lima Storel, Maria Rita Magalhães Maia e a aluna do 7º termo do curso de Medicina, Mônica Cristina Silva Vieira, representando todos os discentes da graduação. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem