CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste sedia congresso brasileiro de políticas educacionais

Estão envolvidos como convidados 15 palestrantes de 12 diferentes instituições e cerca de 200 inscritos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Samuel Borges dos Santos Unoeste sedia congresso brasileiro de políticas educacionais
Parte do público no Auditório Cerejeira, no campus II

O 1º Congresso Nacional de Políticas Educacionais da Unoeste envolve temas relevantes a serem debatidos durante três dias. A abertura ocorreu na tarde desta quarta-feira (22) e a ampla programação será encerrada na tarde de sexta-feira (24). A realização é do Programa de Pós-graduação em Educação, envolvendo a organização, professores e estudantes do mestrado. Passam de 200 inscritos e a programação contempla atividades com 15 palestrantes de 12 universidades brasileiras.
 
Estão em debate as seguintes temáticas: plano nacional, planos municipais, financiamento, precarização do trabalho docente, políticas de educação inclusiva e diversidade, organismos regulatórios nacionais e internacionais, formação de professores e reforma do ensino médio. Participam dos debates pesquisadores, estudantes de pós-graduação, professores e profissionais da educação básica.
 
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, as temáticas são muito significativas dentro do cenário da educação brasileira. Porém, duas chamam particularmente a sua atenção: os planos municipais, que abrangem os ensinos fundamental e médio, por estarem ambos inseridos na educação básica que são pilares capazes de sustentar a formação cidadã e profissional.
 
Guelfi citou o caso da Alemanha, onde o governo investiu na estratégia de fortalecer o ensino básico e deu certo, deixando o país em condições de igualdade na concorrência com as grandes potências. Situação apresentada em recente reunião da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com as presenças de representantes da educação alemã, convidados pelo Ministério da Educação.
 
O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, o primeiro a falar na cerimônia de abertura e em nome da reitoria Ana Cristina de Oliveira Lima, disse que o congresso representa um momento ímpar para a universidade, por permitir o debate sobre temas que são de interesse nacional e que envolvem, além de educadores, profissionais e estudantes de outras áreas do conhecimento, as quais mantêm dialogo com a educação.
 
Foram de gratidão as palavras da coordenadora do programa realizador do evento, Dra. Maria Eliza Nogueira de Oliveira; para os que se inscreveram, aos pró-reitores pelo apoio institucional, ao corpo docente, à secretária do mestrado Idalina de Oliveira Lima, a Ina, e à coordenadora de ações gerais extensivas da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Cidinha Martines.
 
O vice-coordenador, Dr. Marcos Vinicius Francisco, ofereceu explicações sobre as conduções das atividades, destacando o nível dos palestrantes e o padrão de qualidade dos trabalhos a serem apresentados, os quais serão publicados em edição especial da Colloquium Humanarum, revista científica vinculada à pós-graduação stricto sensu em educação da Unoeste. Haverá uma seleção e os melhores trabalhos serão publicados em edição regular.
 
O congresso voltado para avaliar o atual cenário das políticas educacionais no contexto brasileiro foi aberto com a mesa-redonda “Financiamento da educação em tempo de crise e os desafios do Plano Nacional de Educação”, mediada por Francisco e composta pelos palestrantes doutores em educação José Marcelino de Rezende Pinto, da USP em Ribeirão Preto, e Graziela Zambão Abdian, da Unesp em Marília.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem