CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo relaciona livre mercado e o transporte aéreo popular

Produção de pesquisador vinculado à Unoeste é publicada em livro sobre transporte com foco no liberalismo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo relaciona livre mercado e o transporte aéreo popular
Rafael Hespanhol com o livro do qual é um dos autores

A evolução histórica da aviação civil no Brasil mostra que a população desse sistema de transporte é mérito da livre concorrência, conforme pesquisa realizada pelo administrador, piloto e professor universitário, mestre em transportes, Rafael Medeiros Hespanhol. Parte dos seus estudos pela Universidade de Brasília (UnB) resultou na produção do artigo científico “Aviação para todos: como o livre mercado tem popularizado o transporte aéreo”, inserido no livro “Transporte & Liberalismo”, produzido pelo Instituto Liberdade e Justiça (ILJ), com sede em Goiânia (GO), e recém-publicado pela Editora Kelps.

O livro reúne produções dos pesquisadores português Marcos Paulo Schlickmann e os brasileiros Abimael de Jesus Barros Costa, Adriano de Carvalho Paranaíba, Debora Canongia Furtado, Eliezé Bulhões de Carvalho e Graziele Araújo Moura, incluindo Hespanhol. A organização é de Paranaíba, diretor de ensino e pesquisa do ILJ, com a realização do Centro de Pesquisa e Economia em Transportes (Cepet) e patrocínio institucional do Mises Brasil, ILJ, Instituto de Inovação e Governança (Indigo) e Clube Bastiat – Estudo e Debates. Os autores abordam o setor do transporte à luz do pensamento liberal.

Todos eles são especialistas da área de transportes e seus estudos propõem soluções, mediante a perspectiva liberal, para os setores: rodoviário, hidroviário, ferroviário, aeroviário e de mobilidade urbana. Hespanhol, valendo-se de sua condição de piloto comercial e instrutor de voos, depurou em pesquisa que ocorreram avanços positivos no transporte aéreo brasileiro, mas que ainda existe muito que melhorar, especialmente em infraestrutura aeroportuária e na ampliação do número de empresas em operação, para o que é necessária a desburocratização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por impor barreiras, como a que limita o capital estrangeiro.

Pesquisador vinculado à Unoeste, Hespanhol atua como professor nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção; e na pós-graduação em MBAs e especializações (presenciais e a distância); junto à Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e Núcleo de Educação a Distância (Nead). Também atua como observador de inovação e empreendedorismo da Incubadora Tecnológica de Presidente Pudente (Intepp). Hespanhol fez a doação de livro à Rede Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem