CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudantes de Medicina dão treinamento a novos policiais

Acadêmicas ensinaram técnicas de reanimação pulmonar e manobra de desengasgamento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Estudantes de Medicina dão treinamento a novos policiais
Mariane Martins, do 6º ano de Medicina, ensina manobras de desengasgamento

Uma integração entre profissões! Futuros policiais civis receberam treinamento de futuros médicos na manhã desta quarta-feira (15), no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim), campus I da Unoeste. A capacitação prepara os dois ofícios para um mesmo objetivo à frente: salvar vidas. A atividade inédita que envolveu acadêmicos do 6º ano do curso de Medicina e a Academia de Polícia Civil (Acadepol) de Presidente Prudente, foi organizada pelos docentes Cristiano Hayoshi Choji, a Dra. Priscila Buosi Rodrigues Rigolin e a responsável pelo LHabSim, Milena Colonhese.
 
Mas se engana quem pensa que foram os professores que deram as aulas aos agentes. Além de oferecer treinamento de suporte básico de vida aos policias, a premissa foi abranger também o ensino, como explica a responsável pelo laboratório. “É aluno ensinando aluno, isso é muito enriquecedor. Disponibilizamos equipamentos e manequins para os policiais terem a oportunidade de estar treinando, depois vão fazer isso na comunidade. Já o estudante aprende duas vezes, porque precisa ensinar”.
 
Os 25 formandos da Acadepol foram divididos em duas turmas e ficaram sabendo tudo sobre a habilidade para reanimação pulmonar com o uso do desfibrilador externo automático (DEA), e também sobre as manobras de desengasgamento adulto e infantil. Depois de assistirem as demonstrações das cinco acadêmicas do curso de Medicina, tiveram a oportunidade de também simular o conteúdo aprendido na prática. “Esses alunos da academia tiveram aula teórica sobre noções de primeiros socorros, então a ideia foi levá-los ao laboratório pela parte prática, para vivenciarem o mais próximo possível da realidade”, ressaltou o delegado de polícia responsável pela Acadepol, André Luis Luengo.
 
Pra quem teve a missão de ensinar como a estudante do 11º termo, Mariane Martinhon Martins, a responsabilidade foi ainda maior porque os policiais são figuras ativas na sociedade, já que prestam serviços diretos para a comunidade. “O pouco que conseguimos capacitar já é muito relevante, no início a gente percebeu que eles estavam inseguros, mas isso desapareceu no final. Principalmente porque eles acompanharam a teoria e fizeram na prática”. Mas além da avaliação positiva, Mariane falou da preparação para a atividade: “Pra estar aqui precisei adquirir conhecimento também, me capacitar para ensinar”, pontua.
 
Resultado satisfatório! O delegado da Acadepol destacou ainda que a aula foi de suma importância para as duas áreas por ampliar o conhecimento técnico e médico. “Interação muito significativa, com duas carreiras diferentes que buscam salvar vidas. A gente tem muito a agradecer a Unoeste por ceder os espaços. A Academia de Polícia está de portas abertas para que parcerias como estas continuem”, frisa. As aulas da turma de novos policiais terminam na próxima sexta (17), porque no dia 20 eles já iniciam o estágio e no final do mês vão a São Paulo (SP) para a cerimônia de formatura e escolha de vagas. A partir de 7 de abril estarão aptos ao trabalho.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem