CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo relacionado ao câncer de colo recebe Prêmio Ganepão

Premiação conferida à professora da Unoeste ocorre em um dos maiores congressos de nutrição da América Latina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudo relacionado ao câncer de colo recebe Prêmio Ganepão
Sandra Genaro no Ganepão 2018, realizado em São Paulo

Junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, pesquisa relacionada ao câncer de colo recebe o Prêmio Ganepão 40 anos Abbott de 2º lugar na categoria experimento, recebido pela aluna do doutorado e professora do curso de Nutrição, Sandra Cristina Genaro. A certificação foi entregue esta semana durante o Ganepão, que compreende o 8º International Conference of Nutritional Oncology/Congresso Brasileiro de Nutrição em Câncer (ICNO/CBNC) e o 2º Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde (Nexsa), realizados no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A professora Marcela de Andrade Bernal Fagiani, professora dos cursos de Nutrição e de Estética e Cosmética, e aluna do mestrado no mesmo programa, recebeu menção honrosa.
 
O Ganepão está entre os maiores congressos internacionais de nutrição da América Latina e é voltado para nutricionistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros profissionais da área da saúde. Envolve os mais renomados profissionais de saúde do segmento e se destaca por apresentar conteúdo científico relevante, multidisciplinar e atual, chancelado por importantes instituições e associações ligadas à saúde. O Prêmio Ganepão 40 Anos Abbott foi criado com o objetivo de prestigiar e estimular estudantes, pesquisadores e profissionais nas áreas de terapia nutricional e nutrição clínica.
 
Sandra explica que sua pesquisa foi realizada em parceria com os seguintes  laboratórios e programas da Unicamp: de Carcinogênese Urogenital e Imunoterapia e de Nanobioss; Nanoreg-MCTIC e Ciências da Cirurgia; incluindo ainda a Associação de Probióticos e Quimioterapia no Tratamento do Câncer Colorretal. Além de seu orientador, Dr. Luís Souza Lima Souza Reis, da Unoeste, a pesquisa tem outros envolvidos, como seu co-orientador, Dr. Wagner José Fávaro, Sabrina Karen Reis e Eduardo Augusto Rabello Socca da Unicamp. O estudo tem o título “Efeitos da suplementação com probiótico associada à quimioterapia com 5–Fluorouracil na diminuição da agressividade dos tumores colaterais quimicamente induzidos”. 
 
“Trata-se de uma pequena parte da minha tese de doutorado cujo objetivo  foi caracterizar e comparar os efeitos histopatológicos da suplementação probiótica associada à quimioterapia com 5-Fluorouracil no tratamento do câncer colorretal induzido quimicamente em ratos. Como conclusão, foi possível observar que a associação entre probiótico e quimioterapia pode constituir uma alternativa terapêutica promissora para o câncer colorretal, uma vez que a resposta antitumoral foi efetiva com essa associação. Porém, novos estudos precisam ser realizados para comprovar a eficácia do uso de probióticos em seres humanos”, explicou a doutoranda premiada no Ganepão.
 
Foto: Cedida Professora Marcela de Andrade Bernal Fagiani recebeu menção honrosa
Professora Marcela de Andrade Bernal Fagiani recebeu menção honrosa
Menção honrosa – No Ganepão 2018, o estudo de Marcela “Efeito da suplementação com L-arginina na integridade do ácido desoxirribonucleico em ratos submetidos à quimioterapia com 5-fluorouracil” foi apresentado na modalidade de temas livres, na categoria experimental, cujos envolvidos foram ainda Fabíola de Azevedo Mello, Antônio Fluminhan e Luís Souza Lima de Souza Reis (orientador). “O segundo lugar na premiação foi muito valioso em meu ponto de vista, pelo simples fato de ter apresentado os resultados do trabalho e divulgar a pesquisa realizada na universidade, que pode servir como incentivo aos alunos e demais pesquisadores, trazendo, posteriormente, benefícios à população”, disse Marcela.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem