CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Câncer de mama e sarampo são assuntos abordados em Usafas

Estudantes do curso de Medicina em Guarujá dos 1º e 2º termos ministraram palestras sobre os temas para a população da cidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Câncer de mama e sarampo são assuntos abordados em Usafas
Alunos do 1º termo falaram sobre o sarampo e a campanha de vacinação aos presentes

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e o sarampo, os alunos dos 1º e 2º termos de Medicina da Unoeste Guarujá participaram nessa quinta-feira (17), de atividades de prevenção nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Jardim Brasil e Vila Santa Rosa. Os estudantes, que ministraram palestras através do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), aproveitaram as campanhas Outubro Rosa e a proximidade do Dia D, que é a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo neste sábado (19), para disseminar informações para a comunidade.

De acordo com Ramy Omar Hammoud, estudante do 2º termo, turma responsável pela atividade de conscientização ao câncer de mama, foi falado aos presentes sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção da doença, incluindo também orientações sobre o autoexame físico, que consiste na inspeção das mamas, buscando alterações como assimetria ou presença de anomalias e alterações. “Para a minha formação é de extrema importância abordar esse assunto, pois o mesmo será uma realidade e todo o conhecimento obtido durante o curso de Medicina nos trará frutos maduros para uma grande carreira médica”, fala.
Foto: Cedida Câncer de mama foi assunto abordado pelos acadêmicos do 2º termo
Câncer de mama foi assunto abordado pelos acadêmicos do 2º termo


Raphaella Akemi Hayashida Ambrosio está no 1º termo e os alunos dessa turma ficaram responsáveis por ministrar a palestra sobre o sarampo. Ela conta que eles tiveram a oportunidade de passar informações gerais sobre a doença e sobre a campanha de vacinação para a comunidade. “Foi uma ação simples, mas que já agregou muito para mim, pois pouco a pouco vamos interagindo com os pacientes e essa ligação desde o primeiro ano da graduação nos garante um aproximação entre a teoria e a prática, que fará muita diferença em nossa formação profissional”, salienta.

O professor responsável pelas atividades, Everton Lopes Rodrigues concorda com os acadêmicos e acredita que esses momentos no Papp são extremamente válidos para a integração dos saberes. “A Unoeste acredita em um processo educativo e formativo em saúde, ou seja, valoriza o cuidar e o educar das pessoas como uma aposta do cuidado compartilhado”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem