CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Comepp traz humanização e espiritualidade em abertura

Evento, que está em sua 27ª edição, conta este ano com mais de 130 palestrantes de diversas áreas da medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Comepp traz humanização e espiritualidade em abertura
Professores, estudantes, egressos e profissionais da área lotaram o Teatro César Cava na abertura do Comepp

Tecnologia, humanização e espiritualidade! Essas foram as três palavras que marcaram a abertura oficial da 27ª edição do Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (Comepp), promovido pela Faculdade de Medicina da Unoeste. Com palestrantes de grande peso e renome nacional como os Drs. Marcelo Zughaib e Sérgio Thiesen, acadêmicos, professores, egressos e profissionais da área lotaram o Teatro César Cava, no campus I, na noite dessa quarta-feira (16). 
 
Titular da disciplina de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Dr. Marcelo Zughaib já publicou mais de 20 livros e está envolvido em pesquisas de grande impacto no conhecimento da fisiologia fetal. De acordo com ele, que ministrou a palestra “Evolução dos conhecimentos médicos em obstetrícia: Tecnologia e humanização”, a medicina depende da tecnologia, mas não pode ficar refém dela e descuidar da humanização. “O médico precisa ter a predisposição de colaborar, contribuir e ter respeito ao paciente. Essa é a essência da medicina a meu ver. Atualmente, vemos um enfrentamento entre esses dois fatores e isso não é para acontecer, o que me deixa bastante preocupado. Nós devemos usar o que há de melhor e o que for necessário da tecnologia para poder acompanhar bem mãe e feto, porém, temos que acolher essa mulher com  muito respeito e cuidado para que ela tenha uma assistência coberta pela dignidade”, explica.
 
O médico cumprimenta a comissão organizadora do 27º Comepp por ter escolhido este tema tão atual na medicina, já que é fundamental que os estudantes, futuros profissionais, tenham contato com esses aspectos para que eles não entrem nessa armadilha do enfrentamento entre a tecnologia e a humanização. “É importante que esses alunos tenham consciência de que são dois fatores muito importantes e que um não deve excluir o outro, mas que ambos devem ser olhados em prol do centro, que é a paciente, com uma assistência obstétrica com o máximo de acolhimento para ela”, fala. 
 
Com o mesmo pensamento humanista, o Dr. Sérgio Thiesen, médico cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro (RJ), fundador e presidente da Sociedade Espírita Reencontro e membro efetivo do Conselho Fiscal e Superior da Federação Espírita Brasileira, falou aos presentes sobre “Espiritualidade: Uma nova era para a medicina”. Para ele, que foi convidado diretamente pelo Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, diretor da Faculdade de Medicina da Unoeste, após assistir a uma apresentação dele há alguns anos em Presidente Prudente, palestrar sobre espiritualidade para um público prioritariamente jovem, que já nasceu inserido na tecnologia, talvez seja um dos principais motivos de sua presença no congresso.
 
“A tecnologia é avanço da medicina, é avanço da sociedade, nos cuidados da área da saúde, mas não é tudo. Estamos lidando com médicos que são pessoas, com pacientes e familiares que são seres humanos, que se beneficiam de todo e qualquer avanço da ciência médica, porém, estamos mudando o paradigma. Viemos de uma era de mais materialidade, mecanicista e cartesiana, que tem sua razão de ser, mas não é completa. A espiritualidade e o paradigma mente e corpo estão sendo valorizados tão somente agora e eu vejo como um progresso irreversível. Quanto mais espiritualizarmos a vida humana, menos doentes teremos no futuro. Acredito que a humanização e a espiritualidade façam parte de uma medicina preventiva muito acessível e eu diria sem medo de errar que isso ajudaria a humanidade inteira”, revela.
 
Foto: Erika Foglia Autoridades da Unoeste e do curso de Medicina ao lado dos palestrantes da noite
Autoridades da Unoeste e do curso de Medicina ao lado dos palestrantes da noite

Mais de 130 palestrantes
 
O congresso teve início na segunda-feira (14), sendo que nos dois primeiros dias houve o Pré-Congresso com oito workshops sobre os mais variados assuntos. Nesta quinta (17) e sexta-feira (18) acontecerão palestras, atividades práticas, apresentação de painéis e até mesmo um simpósio satélite. Para o presidente do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral (Dajham), Fábio Augusto Santos, do 9º termo de Medicina da Unoeste, a formulação desta edição é muito diferente de tudo o que já foi feito, então, o evento em si já uma grande novidade. Ele conta que são 135 palestrantes nesses cinco dias de evento e a grande parte deles são nomes muito reconhecidos e referências em suas áreas.
 
“Todos os temas das palestras são inovadores. Enquanto estudantes, entendemos que o universo da medicina hoje é muito diferente. Precisamos nos voltar para outras discussões como a espiritualidade, novos tratamentos, humanização e até novas áreas de residência médica como a medicina nuclear, por exemplo. O aluno precisa sair da universidade com esses conhecimentos. Esse é o principal objetivo do Comepp, oferecer novos aprendizados para os alunos, fazer com que eles descubram esse novo universo da medicina. Tenho certeza que a semana será enriquecedora para os participantes”, diz.
 
Solenidade de abertura
 
Compuseram a mesa principal do Comepp a coordenadora da Faculdade de Medicina, Dra. Nilva Galli; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi; o diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba; o pró-reitor acadêmico, Dr. José Eduardo Creste; o preceptor e coordenador do congresso, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba; e o presidente do Dajham, Fábio Augusto Santos.
 
Para o Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, que disse que viu de perto o árduo trabalho de toda a equipe do diretório acadêmico para a organização do Comepp, este é um congresso diferente de todos que ele já tinha visto na Unoeste. “Agradeço imensamente o DA. Este é um Comepp inovador e espero que todos vocês, alunos, aproveitem muito. Fizemos tudo pensando somente no nosso estudante. Agradeço a organização, sei o tanto que todos se empenharam para chegar neste resultado”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem