CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste sedia conferência municipal dos direitos do idoso

Evento, que contou com a participação de diversas autoridades, teve como representante da universidade a docente Larissa Sapucaia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Unoeste sedia conferência municipal dos direitos do idoso
Cerca de 300 pessoas compareceram à Torre de Cristal, no campus II, para debater sobre os temas propostos

Com a presença de diversas autoridades prudentinas e seus representantes, foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), na Torre de Cristal, no campus II da Unoeste, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A universidade é parceira do evento, que é promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e tem o apoio do governo de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
 
Tendo como tema principal “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, o evento, que se estendeu até às 16h, teve debates divididos em quatro eixos: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas, subeixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
 
Compondo a mesa principal da abertura do evento, além da atual presidente do CMI e docente do curso de Enfermagem da Unoeste, Larissa Sapucaia Esteves, esteve presente também Maria Angelina Cardoso Silva, representando a universidade; Demerson Dias, vereador e presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente; Mariane Delatin, diretora técnica da divisão regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads); Luzia Fabiana Macedo, secretária municipal de assistência social; Eulina da Silva Pereira, representando todos os idosos; Adriana Pavarina, delegada responsável pela Delegacia de Defesa do Idoso e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM); Frei Tarcísio Marchini, diretor administrativo do Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP); e Maria Veiga Silvestre, presidente da comissão organizadora.
 
De acordo com a professora e presidente do CMI, Larissa Sapucaia Esteves, a conferência acontece a cada quatro anos e é um momento onde a população é convocada para construir as políticas públicas para os próximos anos em relação ao envelhecimento que eles vivenciam hoje em dia. “É uma ocasião de participação social em que a construção e garantia dos direitos aos idosos estão sendo discutidos para nos certificarmos sobre a efetivação e as reais necessidades dessas pessoas”, explica.
 
A professora salienta ainda que a Unoeste compõe a mesa do conselho, através de sua pessoa enquanto presidente, representando as universidades do município na esfera da sociedade civil. “A Unoeste, enquanto centro formador, é um local neutro onde as pessoas podem vir discutir seus direitos independentemente de raça, sexo e de partido político, afinal, aqui se constrói conhecimento”, fala.
Foto: Erika Foglia Professora da Unoeste e presidente do CMI, Larissa Sapucaia Esteves
Professora da Unoeste e presidente do CMI, Larissa Sapucaia Esteves

 
Participação ativa – Aproximadamente 300 pessoas entre autoridades, estudantes da Unoeste, que participaram da organização dando apoio ao evento, e idosos, encheram a Torre de Cristal durante todo o dia.
 
Para a aposentada de Presidente Prudente Vera Lúcia Martins Basso, de 68 anos, o convite para participar da conferência surgiu de uma empresa de planos de saúde da cidade, local em que ela participa como aluna em atividades físicas há 15 anos. “Achei a temática muito bacana para nós, que somos da melhor idade. Tento sempre participar deste tipo de evento que informa e discute sobre nossos direitos, me interesso muito. Essa é uma grande oportunidade dos idosos conhecerem mais sobre tudo, já que muitas vezes não temos informação de fácil acesso”, diz.
 
Também aposentado e com 68 anos, José Aparecido Pereira conta que mora na Vila da Fraternidade, em Prudente, diz que a professora Larissa foi até lá pessoalmente fazer o convite a todos os moradores. “Qualquer informação que nos garanta mais qualidade e perspectiva de vida é válida para nós. Acho a promoção deste tipo de evento excelente, já que temos a oportunidade de debater assuntos que não temos acesso no nosso cotidiano”, fala.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem