CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto propõe melhoria da condição socioeconômica regional

Iniciativa do Grupo para Desenvolvimento Econômico e de Competitividade Regional da Unoeste contou com representantes de Prudente e região


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto propõe melhoria da condição socioeconômica regional
Encontro foi realizado nesta quinta-feira (4), na Unoeste

Representantes de vários municípios da região, do poder público municipal e estadual e de entidades e instituições prudentinas participaram de um encontro com o Grupo para Desenvolvimento Econômico e de Competitividade Regional (Gdecor) da Unoeste. Durante a atividade realizada nesta quinta-feira (4), foram apresentados 23 encadeamentos produtivos, uma matriz de insumo de produtos, formas para desenvolvimento regional e parâmetros municipais de desenvolvimento.
 
O professor da universidade e coordenador do Gdecor, Dr. Alexandre Bertoncello comenta que esse grupo foi fundado há quatro anos e envolve acadêmicos dos cursos de Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis e Gestão Comercial. “Temos como foco buscar caminhos de desenvolvimento endógeno para o oeste paulista, em outras palavras, almeja-se criar riqueza partindo da vocação da região considerando a particularidade de cada município”, explica.
 
Foto: João Paulo Barbosa “Buscamos criar riqueza partindo da vocação da região considerando a particularidade de cada município”, enfatiza Bertoncello
“Buscamos criar riqueza partindo da vocação da região considerando a particularidade de cada município”, enfatiza Bertoncello

Segundo ele, o grupo vem fazendo estudos buscando soluções para o desenvolvimento regional. “Sempre tivemos a missão de fazer pesquisa aplicada, foram feitos trabalhos em vários municípios de forma isolada ou pontual e, agora, com a união dos municípios, vamos ajudar a construir uma política publica com P maiúsculo e, assim, todos os atores sociais vão ajudar a mudar nossa condição socioeconômica”.
 
Em relação ao encontro promovido na Unoeste, Bertoncello comenta que as propostas apresentadas foram muito bem recebidas, sendo que as prefeituras de Taciba e Narandiba aceitaram fazer parcerias com a universidade e acolher os estagiários do projeto. “Em outras cidades faremos encontros in loco para definir o trabalho a ser feito. Além disso, contamos com o apoio da Fatec de Presidente Prudente na área operacional”, conclui.
 
Aline Zanoni cursa o 7º termo de Ciências Contábeis e integra o Gdecor. “Gosto muito de fazer pesquisa, pois me permite ir muito além dos muros da faculdade”. Para ela, os estudos realizados pelo grupo podem desencadear o desenvolvimento econômico. “É fantástico ver as pesquisas tomando forma e tenho certeza de que os municípios que aceitarem propostas vão obter sucesso e servirem de exemplo para os demais”, diz.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem