CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Top of Mind chega a 11ª edição confirmando sua credibilidade

Premiação é referência entre a comunidade prudentina, em trabalho coletivo desenvolvido pela Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Nana Siqueira Top of Mind chega a 11ª edição confirmando sua credibilidade
Representantes da Facopp/Unoeste: dedicação em todo o processo

Ser lembrado, estar no topo da mente das pessoas! Qual marca não gostaria de alcançar este patamar? Ainda mais em tempos onde a atenção dos consumidores está cada vez mais disputada. Quanto mais a concorrência for acirrada, mais importante é o papel do profissional de comunicação para que os resultados sejam alcançados com sucesso. Seja jornalista, publicitário ou fotógrafo, o trabalho do profissional da área pode ser decisivo neste processo de reconhecimento pela sociedade.

E são os futuros profissionais que estão envolvidos de corpo e alma em todos os processos de uma premiação que se tornou referência para empresários e empreendedores de Presidente Prudente. O Top of Mind é uma realização da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, por meio de um trabalho minucioso e dedicado de docentes e discentes. Uma verdadeira mobilização coletiva, como apontado na abertura da 11ª edição, na noite dessa quarta-feira (5), no Teatro César Cava, campus I, pelas coordenadoras Larrissa Crepaldi e Carolina Mancuzo.

A professora Gabrielle Santos Ribeiro explicou aos presentes como funciona todo o processo metodológico e estatístico do prêmio, dando toda a credibilidade ao Top of Mind, que inclusive teve transmissão ao vivo pelo Youtube, por meio da TV Facopp. “Esse prêmio não chegaria aos 11 anos se não fosse verdadeiro, sério e idôneo”. Ela destacou que o objetivo é captar as marcas mais lembradas pela população prudentina, sendo que foram feitas 600 entrevistas em 33 setores censitários, com um nível de confiança de 95%. “O que isso quer dizer? Se realizássemos esse projeto 100 vezes, em 95 o resultado seria o mesmo. O critério de seleção das áreas de aplicação das entrevistas se baseou na renda e densidade demográfica, tomando todo um cuidado para que as características, mediante cada classe de renda, fossem mantidas na amostra”, completou.

A professora Gabrielle disse que foi aplicado o método da amostragem sistemática, onde a escolha das residências foi feita obedecendo a um intervalo entre elas. “Foram 3 coordenadores gerais, 7 coordenadores de campo, 33 monitores e cerca de 70 aplicadores, somente na etapa de aplicação da pesquisa, que foi feita presencialmente nas residências, ou seja, batemos palma e chamamos o morador, convidando-o a participar. Vale lembrar que a pessoa tem 3 segundos para responder sobre cada categoria”.

Antes das perguntas é feito um treinamento com o entrevistado, com perguntas aleatórias, como qual o jogador de futebol vem em sua mente, ator, atriz e aí, quando se percebe que a pessoa pegou o ritmo, são introduzidas às perguntas sem que percebam e vai até o fim. “A Unoeste não escolhe os vencedores, apenas tabulamos e definimos os ganhadores a partir desses resultados”, lembrou ainda a docente, reafirmando que não é cobrado nada dessas marcas e que o Top of Mind nunca teve nenhum tipo de patrocínio.
 
Marcas Top
No total, foram 30 marcas premiadas. Algumas categorias deixaram de existir, pelo fato de terem a mesma marca como vencedora em todas as 10 edições anteriores, já se consolidando no topo da mente. Outras foram acrescidas à premiação como doceria e casa noturna. Para Luciana Rosa, da Cia do Brigadeira, premiada na categoria doceria, a comunicação é fundamental. "Sem uma boa comunicação a empresa não consegue caminhar por muito tempo. Desde o início nossa principal ferramenta foi a rede social, mas também fazemos anúncios em rádio, outdoor, etc". Na edição 2019, houve ainda o retorno de outros segmentos como: marcas em geral, restaurantes e lanches.
 
Foto: Marlene Reverte Desfile remeteu às várias décadas em trabalho do curso de Fotografia da Unoeste
Desfile remeteu às várias décadas em trabalho do curso de Fotografia da Unoeste

Destaques
Além das marcas premiadas no Top of Mind 2019, a cerimônia dessa quarta-feira (5) teve outros momentos marcantes. Como um desfile de moda, fruto de um trabalho integrador da graduação em Fotografia, com a colaboração da pós-graduação em Design de Moda da Unoeste, que remeteu o público às mais diferentes épocas, desde a década de 50 aos anos 2000. Tudo ao som de muita música, sob o comando do DJ Digo Cavalcante.

Outro ponto forte foi a premiação do aluno Noel Martins de Oliveira Júnior, que recebeu troféu de menção honrosa, um reconhecimento ao trabalho dele e de todos os estudantes da Facopp/Unoeste, que se dedicaram em todo o processo deste grandioso projeto.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem