CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Guarujá participa de fórum sobre saúde pública

Evento integra projeto “Região em Pauta”, promovido pelo Grupo Tribuna


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste Guarujá participa de fórum sobre saúde pública
Painel sobre “Saúde preventiva, um caminho possível” contou com a participação do professor Everton Lopes Rodrigues

Na proposta de discutir alguns dos principais problemas da Baixada Santista, A Tribuna desenvolve o projeto “Região em Pauta”, que realizou, na tarde dessa segunda-feira (3), sua 4ª edição. O tema foi “Saúde Pública e seus Desafios” e a Unoeste de Guarujá esteve representada no evento que ocorreu no Auditório do Grupo Tribuna, em Santos (SP).

O coordenador do Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Faculdade de Medicina de Guarujá da Unoeste, professor Everton Lopes Rodrigues, participou do painel “Saúde preventiva, um caminho possível”, ao lado de Cleber Suckow, secretário municipal de Praia Grande; e Evaldo Stanislau, médico do Hospital das Clínicas de São Paulo e professor universitário. Eles falaram sobre os investimentos em programas e prevenção e o quanto eles ajudam a reduzir os gastos futuros de média e alta complexidades.

Um dos problemas lembrados pelo professor da Unoeste é a redução da cobertura vacinal no Brasil, o que vai à contramão da tendência global. Desta forma, começaram a retornar casos de sarampo, por exemplo. Por isso, ele salienta que a formação médica da Unoeste vem construindo um modelo pedagógico que considera as dimensões sociais, econômicas e culturais da população.

“Além do conhecimento técnico de cada área de atuação, o futuro médico precisa ser instrumentalizado para atuar frente às necessidades de saúde da população, por meio da atuação interdisciplinar, multiprofissional e em rede, a fim de garantir o cuidado integral. Nesse sentindo as Unidades de Saúde da Família [Usafas] passam a ser um cenário privilegiado para a reorganização do modelo de atenção e, para tanto, nossos alunos realizam ações de saúde que visam o cuidado integral”.

A coordenadora do curso de Medicina da Unoeste Guarujá, Dra. Erika Magalhães Suzigan, ressalta que o evento destacou vários temas em relação às dificuldades existentes na saúde, como poucos leitos de internação, repasse inadequado e de valor defasado, pouca estrutura para as Usafas, sendo que grande parte da população da região dependente do SUS. O que se concluiu, segundo a coordenadora, é que a assistência básica, principalmente voltada para a promoção da saúde, contribui para que as doenças crônicas sejam controladas de forma mais eficaz. “As atividades do Papp melhoram a atuação da Estratégia de Saúde da Família, a qual visa um trabalho preventivo por meio da integração com a educação da população e, assim, diminui os gastos com a saúde ao trabalhar preventivamente”, frisa.

A Dra. Erika pontua ainda que a cultura da medicina sendo hospitalista onera todo o sistema. “A mudança na medicina, com visão mais humana, como a Unoeste emprega e ensina por meio das atividades do Papp, melhora a qualidade do atendimento com a realização de uma anamnese com visão ampla e humana, gerando a diminuição do número de internação e de exames sem necessidade. Isso, num cômputo geral e em longo prazo, promoverá a melhora da qualidade do atendimento à população. O Papp já faz isso, capacitando as equipe das unidades e fazendo atividades de educação com a população envolvida”, completa.

O evento também trouxe abordagem sobre o Sistema Único de Saúde, assunto debatido pelo secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz; o diretor-superintendente da Santa Casa de Santos, Augusto Capodiasa; e a coordenadora da Central de Regulação de Vagas do Estado (Cross), Sonia Alves.
Foto: Cedida Evento da Tribuna abordou “Saúde Pública e seus Desafios”
Evento da Tribuna abordou “Saúde Pública e seus Desafios”

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem