CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Letras e Artes Visuais integram cursos da Unoeste em EAD

Interessados podem participar dos processos seletivos e ingressar ainda este ano nas graduações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Letras e Artes Visuais integram cursos da Unoeste em EAD
Educação a Distância permite flexibilidade e oportunidade de estudo para quem quer estudar de qualquer lugar

Uma pesquisa da empresa de consultoria especializada em mercado de educação Educa Insights revelou que os números de matriculados em graduações na modalidade Educação a Distância (EAD) no Brasil passaram de 1,4 milhão em 2016, para 2 milhões em 2018, com previsão de chegar a 2,5 milhões em 2023. Os dados revelam que essa é uma realidade cada vez mais comum, já que a comodidade e a flexibilidade, aliadas ao menor valor das mensalidades, têm atraído um número crescente de estudantes para estes cursos. A Unoeste, sempre atenta às inovações, acaba de lançar mais duas graduações na modalidade EAD com inscrições abertas para o início das aulas ainda este ano: Letras e Artes Visuais.
 
A coordenadora do curso de Letras, professora Luciane Cachefo Ribeiro, conta que a demanda para o aprimoramento profissional é fato hoje e a educação a distância apresenta-se neste cenário além dos limites de uma sala de aula convencional. “As mudanças nas relações e os avanços tecnológicos permitiram uma verdadeira revolução no processo de aprendizagem, abrindo novas possibilidades, novas metodologias e total flexibilidade, tanto para o professor quanto para o aluno. É por meio da EAD que pessoas em qualquer localidade e dentro do tempo disponível, individualmente, podem acessar conteúdos das mais diversas áreas e ampliar seus conhecimentos e habilidades. Foi pensando nisso que o curso de Letras propôs a modalidade com o pensamento de contribuir para ampliar o acesso ao conhecimento”, explica.
 
De acordo com ela, a matriz curricular da graduação, tanto a presencial quanto a EAD, é formada por disciplinas que buscam capacitar o aluno a ler, interpretar e produzir textos e o curso pretende mostrar as línguas portuguesa e inglesa de forma bastante completa, estudando conceitos gramaticais, como o idioma foi construído e analisando produções literárias. “O corpo docente, constituído de professores mestres, doutores e pós-doutores, é qualificado e está em constante aperfeiçoamento, isso garante a qualidade do curso”, fala.
 
Já a coordenadora da graduação em Artes Visuais, professora Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, salienta que o curso é muito versátil e existe a preocupação na formação de estudantes reflexivos e criativos. “A oportunidade de oferecê-lo na modalidade a distância vai favorecer um grande número de pessoas, pois toda a estratégia utilizada na graduação presencial será também aplicada na EAD”, revela.                                                                                                                                                                           
 A professora acredita ainda que a educação a distância é uma modalidade que veio para ficar e é uma grande oportunidade de levar o ensino onde não se podia encontrar. Porém, sinaliza a importância da disciplina para quem se matricula nesses cursos. “Uma graduação para se fazer na modalidade a distância precisa de muito foco e comprometimento, o estudante se torna o protagonista da própria aprendizagem,  os professores serão mediadores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) serão o suporte que uma sala de aula necessita”, diz.
 
Sobre o mercado de trabalho, as docentes afirmam que não há diferença nas contratações do profissional que se formou na modalidade presencial ou a distância. “O número de estudantes formados pela EAD está crescendo muito e o diploma tem o mesmo valor. Além disso, os graduados a distância se tornam profissionais com muita autonomia, curiosidade e criatividade, já que a metodologia é utilizada justamente com essa finalidade”, fala Fernanda.
 
A professora Luciane concorda neste sentido e afirma que o campo de trabalho na área de letras nas duas modalidades atendem as exigências para ingresso no mercado. “A profissão não se restringe somente a sala de aula. Há docência em português, inglês e literatura nos ensinos fundamental e médio em escolas públicas e privadas. Porém, outras possibilidades da profissão são editoração, tradução, secretariado bilíngue e revisão e edição de textos em jornais, revistas e agências de publicidade. As oportunidades são inúmeras”, finaliza.
 
Reinvente-se
 
Para ingressar ainda este ano nos cursos de graduação EAD da Unoeste você pode fazer o vestibular totalmente on-line, que consiste em uma prova de redação escrita na norma padrão da Língua Portuguesa; além de poder utilizar a nota do Enem, caso tenha obtido a média aritmética das notas das provas de redação e conhecimentos gerais igual ou superior a 300 pontos. Há também a possibilidade de ingressar através de transferência ou como segunda graduação. Editais e regras de cada caso estão disponíveis no site da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem